Dicas para fazer o 13º render mais

Para quem é assalariado, o décimo terceiro salário é um recurso muito importante, e por isso deve ser encarado com seriedade.

Publicado em 26/12/2021 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O início do ano é cheio de gastos fixos, e vamos supor que você não tenha dívidas, o décimo terceiro salário poderá e deverá ser utilizado para mitigar essas taxas e necessidades como por exemplo o IPVA, IPTU bem como os materiais escolares.

Se você contar com alguma dívida, sem dúvida o privilégio de utilização deste recurso extra é a extinção ou a redução das dívidas. Os juros de dívidas, principalmente dívidas de cheque especial e cartões e crédito supera muito a remuneração e investimentos que você poderá vir a fazer.

Anúncios

Veja algumas dicas para ajudar você a lidar melhor com seu décimo terceiro salário.

Dicas para fazer o 13º render mais

Tenha algumas prioridades

Se você tiver dívidas, procure as pagar, além disto, pague as dívidas que apresentarem juros maiores. Uma dívida por exemplo no valor de R$ 5 mil reais, com juros de 10% ao mês, deverá ter prioridade sobre uma dívida de R$ 10 mil com 0,5% mensal. Procure fazer corretamente as contas e veja qual será o valor mensal maior.

Os impostos

Após pagar qualquer dívida, se sobrar dinheiro, a prioridade está nos impostos que você sabe que terá no início do ano. Procure sempre tomar como base valores dos anos anteriores, e acrescente algo em torno de 10% e guarde para janeiro. Procure preferir pagar todos os impostos de uma só vez, sem parcelar e pagando adiantado para ganhar desconto.

Anúncios

Apenas o fato de saber que não terá de se preocupar com essas coisas oferece um aumento na sua qualidade de vida, a partir disto você irá contar com um maior controle financeiro, e fará mais investimentos futuros em curto prazo.

Os materiais escolares

Caso você tiver filhos ou estuda, terá estes gastos. Mas mais uma vez procure tomar como base o ano anterior, e faça algum acréscimo de valores. Vale a pena guardar o valor até chegar o momento de gastar com essas necessidades financeiras. O pagamento á vista sempre será melhor, e garante um maior controle financeiro além de ainda poder trazer descontos para você.

Sobrou dinheiro, e agora?

Este é o momento de decidir o que você irá fazer com este valor, são diversas as alternativas, entre elas gastar com presentes, com festas de final de ano, roupas ou ainda festividades, viagens, ou um curso, ou até mesmo investir o dinheiro.

Quanto aos presentes, o que fazer?

O quanto se irá consumir, bem como quantos presentes serão dados para os filhos, o valor máximo a ser gasto, todas são questões bastante pessoais, mas não importa, a resposta irá dizer o quanto folgado será seu início de ano, e possivelmente e seu ano seguinte. Caso você queira ter 12 meses de bons investimentos, uma boa parte do que irá acontecer dependerá de como você vai reagir aos estímulos emocionais do consumo.

Além disto, para viagens, se você quiser utilizar seu décimo para esta finalidade, uma decisão interessante é procurar guardar o valor em um bom investimento e o utilizar por um período de menor movimento de turismo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.