Durante muito tempo o cheque se tornou um dos métodos de pagamentos preferidos dos brasileiros para

Saiba como conseguir preços mais baratos para compra de passagens e hospedagem.

Publicado em 08/05/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Viajar é uma das atividades prediletas não apenas dos brasileiros mas de pessoas do mundo inteiro. A ideia por trás de uma viagem é permitir com que as pessoas consigam vivenciar experiencias em locais mais distantes de onde ela vive. E isso faz com que ela consiga ter uma visão mais ampla do mundo em que vivemos. Além disso, viajar também acaba se tornando uma oportunidade que as pessoas acabam tendo de descansar da rotina.

Durante muito tempo o cheque se tornou um dos métodos de pagamentos preferidos dos brasileiros para

Mas os custos envolvidos em uma viagem nem sempre permitem que as pessoas consigam fugir da sua rotina em um local muito distante da sua residência. Existem diversos preços que devem ser levados em consideração, como os custos de transporte, que geralmente é rodoviário ou aéreo. Além disso, também existem os custos de hospedagem e mais os passeios que as pessoas geralmente fazem quando estão em um local desconhecido.

Anúncios

Mas, caso as pessoas façam um planejamento com uma certa antecedência e ainda fiquem de olho nas oportunidades que surgem, pode ser que as pessoas realmente consigam economizar dinheiro. Confira algumas dicas para conseguir pagar menos no pacote de turismo.

Monitores as passagens aéreas

Os preços das passagens aéreas são aqueles que costumam flutuar mais dentro do pacote de turismo que as pessoas geralmente precisam para viajar. Por isso, é muito importante que os passageiros comecem a monitorar os preços das passagens com uma certa antecedência. Dessa forma, será possível entender melhor como a sazonalidade funciona em relação ao destino que está sendo pretendido.

Prefira as viagens em grupo

Viajar sempre é um programa que exige uma série de organizações por parte dos turistas. Existem as questões dos preços, mas também existem as questões relacionadas ao tempo que as pessoas acabam tendo para descansar. Mas, quando existe a possibilidade de organizar diversas pessoas para um mesmo grupo de viagem, os custos costumam ser muito mais interessantes. Caso a pessoa não consiga montar ela mesmo um grupo, pode ser interessante procurar um grupo que já esteja sendo formado, algo que normalmente as agências de turismo oferecem.

Procure por hospedagens alternativas

Anúncios

Uma das características do turismo moderno é que a de que os turistas não precisam mais depender apenas daquelas hospedagens que são consideradas como tradicionais, como hotéis e similares. Plataformas como o Airbnb acabaram mudando completamente o setor, permitindo que pessoas encontrem hospedagem em casas e quartos particulares de uma forma rápida, simples e segura. Essas alternativas costumam ser mais baratas para quem abre mão de um pouco de conforto.

Cuidado com as refeições na rua

Existem determinadas viagens nas quais as experiencias gastronômicas locais acabam se tornando parte do atrativo como um todo. Mas, para quem deseja apenas conhecer algum lugar e não se importa muito com a comida preparada, a dica é buscar hospedagens que ofereçam a possibilidade de cozinhar no local. Os hotéis geralmente não contam com essas possibilidades, mas existem pousadas, kitnets e outros tipos de acomodações que contam com uma cozinha preparada para que os turistas consigam preparar os seus próprios alimentos.

Aproveite as dicas locais

Quando as pessoas já estiverem no seu destino, é muito interessante conversar com os moradores locais, já que eles sempre terão diversas dicas para pagar mais barato no dia, reduzindo os riscos de cair nas armadilhas que normalmente são feitas para os turistas. Também é recomendado visitar o comércio local mais agastado dos pontos turísticos para conseguir encontrar preços mais interessantes.

Tente viajar na baixa temporada

A baixa temporada é assim definida pela sua demanda. Normalmente as pessoas conseguem viajar apenas no período de férias ou ainda durante os feriados. Mas, para quem conta com um pouco mais de liberdade, pode ser interessante tentar visitar os locais nos períodos menos procurados. É importante apenas pesquisar para saber se estes períodos não prejudicam a experiencia da viagem como um todo.

Faça um roteiro com locais e cidades próximas

Planejar muito bem a ordem na qual as cidades ou os pontos turísticos serão visitados é uma etapa importante. Pesquise as áreas próximas e vá se movimentando da forma mais econômica possível, e vitando as idas e vindas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.