Economizando com o carro: confira dicas para gastar menos combustível

Saiba como reduzir o consumo e evitar gastos desnecessários ao utilizar o automóvel.

Publicado em 22/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O combustível acaba representando um gasto considerável no orçamento das famílias brasileiras. De uma forma indireta, os preços que são cobrados pela gasolina ou etanol, por exemplo, acabam influenciando diretamente os valores dos mais variados tipos de produtos que dependem deste transporte para conseguir chegar nas mãos dos compradores finais.

Economizando com o carro: confira dicas para gastar menos combustível

Mas para quem possui veículo, e depende do mesmo para conseguir se deslocar no dia a dia, o impacto no orçamento do preço dos combustíveis costuma ser muito grande. Além de ter um custo significativo, o grande problema está na variabilidade, já que existem determinados momentos em que os preços costumam subir de uma forma muito agressiva em um período curto de tempo.

Anúncios

Infelizmente os brasileiros acabam não tendo muitas opções em relação aos valores que são cobrados pelos combustíveis, com poucas diferenças de preços quando levados em consideração somente os pontos de venda próximos de onde a pessoa mora ou trabalha. E como a matéria prima para produção dos combustíveis fósseis acaba saindo do mesmo lugar, os preços variam pouco.

Portanto, para conseguir gastar menos, o que os motoristas realmente podem fazer é segui algumas dicas para conseguir fazer com que os veículos consumam menos combustíveis para o deslocamento.

Mantenha uma velocidade constante

Uma dica interessante para o motorista que está conduzindo o veículo durante um determinado trecho é conseguir manter uma velocidade constante pelo maior período de tempo possível. Abusar das freadas e das acelerações acabam fazendo com que o veículo acabe consumindo uma maior quantidade e combustível para fazer o mesmo trecho. É claro que isso depende muito das condições de trânsito, mas quando as condições são favoráveis as pessoas podem ficar atentas para manter a mesma velocidade por mais tempo.

Não aqueça o carro

Anúncios

Os motoristas mais antigos ou ainda aqueles que acabaram aprendendo a dirigir com veículos que eram lançados no passado podem acabar mantendo alguns hábitos que não são mais necessários nos carros mais modernos. Os veículos lançados no passado tinham justamente que passar um período aquecendo o veículo, principalmente nos dias mais frios. Mas nos dias de hoje isso não é mais necessário, já que os carros mais modernos contam com sistemas próprios para que o motorista esteja sempre preparado, independente das condições climáticas externas.

Mantenha as marchas na rotação certa

É muito importante também manter as marchas corretamente de acordo com as rotações dos veículos. Quando os motoristas dirigem com uma marcha baixa sendo mantida em uma velocidade muito alta, ou vice-versa, faz com que o veículo acabe consumindo mais combustível durante o trajeto. Por isso, é muito importante que o motorista fique atento durante o trajeto, mantendo sempre a rotação considerada como adequada.

Não abuse do ar-condicionado

O ar-condicionado é um item bastante utilizado em todo o Brasil, ainda mais vivendo em um país com altas temperaturas em grande parte da sua extensão. Mas é importante saber que o conforto de dirigir um veículo com uma temperatura interna mais fresquinha acaba tendo um custo, aumentando o consumo do combustível. A conta média que normalmente acaba sendo feita pelos especialistas é que o ar-condicionado funcionando aumenta em 10% o gasto com combustível de uma forma geral.

Mantenha as janelas fechadas na estrada

Mas quando o veículo estiver percorrendo grandes distâncias nas estradas que não estão inseridas no perímetro urbano, que normalmente permite com que os motoristas consigam andar mais rápido, pode ser interessante andar com o ar-condicionado ligado e com as janelas fechadas. Pois as janelas abertas, quando o carro está andando mais rápido, acaba prejudicando a aerodinâmica. Neste caso, o carro acaba tendo que fazer mais força para manter a mesma velocidade e percorrer a mesma distância.

Mantenha os pneus calibrados

Dentre as dicas de manutenção que são essenciais para manter a segurança do veículo, manter os pneus calibrados acaba sendo muito importante para garantir um bom consumo de combustível. Quando eles não estão com a pressão adequada, podem acabar aumentando o atrito da roda com o solo, e isso faz com que o veículo tenha que consumir mais combustível. O ideal é calibrar a cada 15 dias, de preferência com os pneus frios.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.