Encargos de financiamento: entenda quais são e saiba como reduzi-los

Saiba mais sobre como o preço do crédito acaba interferindo nas rotinas financeiras do dia a dia.

Publicado em 18/06/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Pegar um empréstimo que esteja liberado no aplicativo do banco e que pode ser solicitado com apenas alguns cliques e com o dinheiro entrando diretamente na sua conta é sempre bastante tentador. Afinal de contas, muitas vezes as pessoas conseguem ter acesso a uma quantia que equivale a semanas de trabalho em apenas alguns minutos.

Encargos de financiamento: entenda quais são e saiba como reduzi-los

Mas todo mundo que faz isso também sabe que o empréstimo acaba tendo um custo, e geralmente é bastante pesado. O pagamento em parcelas pode fazer com que as pessoas não sintam isso no curto prazo, mas a tendencia é de que estes valores acabem ficando mais pesados com o passar dos meses, já que outras contas podem ir surgindo.

Anúncios

E a soma dos valores de todas as parcelas que serão pagas para quitar o empréstimo acaba tendo o nome de Custo Efetivo. Nele, além do dinheiro que a pessoa solicitou como empréstimo, também estão inseridos os chamados encargos de financiamento, que basicamente é tudo aquilo que faz com que o empréstimo fique mais caro, sendo somados aos juros, que também acabam formando este custo total do dinheiro recebido e que deverá ser devolvido.

O que são encargos de financiamento?

Os encargos são basicamente taxas que acabam sendo cobradas diante de movimentações financeiras feitas pelos clientes. Neste grupo acabam entrando uma grande variedade de custos, que vão desde aqueles que são definidos pela própria financeira ou pelo próprio banco, chegando até aqueles que acabam sendo definidos por agentes externos, como os impostos cobrados pelo governo.

Existem aqueles encargos financeiros que estão previstos no momento do contrato e que acabam sendo levados em consideração e calculados a partir do momento que as pessoas realizam uma determinada operação. Existem ainda os encargos condicionados, que acabam sendo aplicados em determinadas situações.

Anúncios

Neste segundo grupo temos, por exemplo, as multas e também os juros que incidem a partir do momento que o cliente realiza o pagamento de uma determinada conta com atraso, por exemplo

Quando são aplicados os encargos de financiamento?

Estes encargos basicamente são aplicados sempre que uma pessoa acaba tomando um determinado crédito em uma instituição, seja um empréstimo pessoal para conseguir um determinado valor em dinheiro depositado na sua conta, ou seja o financiamento da compra de um determinado bem ou até mesmo a compra parcelada em determinados estabelecimentos.

Normalmente, estes encargos acabam sendo cobrados, em operações de empréstimos de uma forma geral. Mas existem ainda os encargos de financiamento que acabam sendo em determinados tipos de crédito que nem sempre as pessoas precisam pagar, como o cartão de crédito.

Neste caso, os encargos de financiamento acabam sendo cobrados somente quando as pessoas não conseguem fazer o pagamento completo do valor da fatura. Neste caso, existem diversos encargos, como juros e multas, que acabam sendo aplicados, até que o cliente consiga pagar toda a sua dívida.

Dicas para fugir dos encargos financeiros

Pague sempre a vista – A melhor forma de fugir dos encargos de financiamento e afins realmente acaba sendo o pagamento dos bens adquiridos de forma à vista. Neste caso, as pessoas podem também conseguir valores mais acessíveis, com descontos que normalmente são fornecidos;

Compare sempre diferentes contratos – É sempre muito importante também fazer uma boa pesquisa em diferentes instituições financeiras antes de tomar determinados créditos que normalmente contam com a aplicação dos encargos logo de cara, como os financiamentos e empréstimos. Mesmo que o cliente já tenha um relacionamento com o banco em questão, pode ser interessante buscar algumas outras alternativas.

Evite financiamentos muito extensos – Algo que normalmente encarece a tomada de crédito, fazendo com que os encargos se tornem mais caros, é justamente o tempo que as pessoas vão levar para pagar o valor devido. Além do tempo, que interfere diretamente no custo efetivo total, existe também o aumento nos valores dos encargos em função do maior risco que essas instituições assumem.

Fique de olho nos custos dos encargos dos cartões – Mesmo que o objetivo da grande maioria das pessoas seja o de realmente manter os pagamentos das faturas dos cartões sempre em dia, sabemos que nem sempre é o que acontece. Por conta disso, é muito importante preferir sempre aqueles cartões que cobram mais barato pelos encargos, caso a pessoa tenha que utilizar o limite do rotativo, por exemplo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.