Golpes financeiros: Confira os mais comuns no Brasil

Saiba quais são as tentativas de golpes mais registradas no nosso país.

Publicado em 01/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Golpes que possuem como principal objetivo tirar dinheiro daquelas pessoas consideradas como mais desavisadas sempre existiram, sendo que muitos acabaram se tornando famosos pelo tempo que existe circulando por ai. Quem nunca ouviu falar, por exemplo, do golpe do bilhete premiado?

Golpes financeiros: Confira os mais comuns no Brasil

Mas, com a digitalização dos serviços financeiros, a quantidade de golpes financeiros aumentou consideravelmente. Os bandidos se aproveitam não apenas das vulnerabilidades que sempre vão existir em qualquer sistema, por mais robusto que ele seja, mas também da falta de conhecimento e até mesmo com a falta de uma cultura digital, muito comum especialmente entre as pessoas mais velhas.

Anúncios

Um outro fator que também acabou se tornando uma das causas do aumento dos golpes é a facilidade com que todo mundo acaba tendo de se comunicar, e isso inclui os bandidos e as possíveis vítimas. Se antes as abordagens tinham que ser feitas de forma individual, hoje em dia elas podem ser feitas em massa, o que aumenta consideravelmente a chance de conseguir encontrar uma vítima.

Confira alguns dos golpes financeiros que se tornaram mais comuns no Brasil nos últimos anos:

Golpe do Pix

O Pix se tornou a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros, e deve se tornar a forma de transferência eletrônica de recursos padrão depois do fim do TED e do DOC. Mas a facilidade com que as pessoas mandam dinheiro também acabou se tornando um prato cheio para os bandidos. Hoje em dia é muito comum que as pessoas recebam as mais variadas solicitações com pedidos de Pix, desde resgates até mesmo pagamentos de compras que não foram feitas.

Golpe do WhastApp

Anúncios

O popular mensageiro se tornou a forma predileta de contato dos bandos com suas potenciais vítimas. E um dos golpes mais frequentes neste app é quando um bandido acaba criando uma conta clone de outra pessoa, ou ainda conseguindo o controle da conta original. E isso faz com que ele tenha acesso aos contatos das vítimas, e logo passa a pedir dinheiro ou outros tipos de favores.

Cartão de crédito clonado

Existem diversos sistemas criados por hackers mal intencionados que realmente conseguem clonar os mais variados tipos de cartões, copiando os dados sensíveis de pagamento para utilizar em compras. Uma pesquisa feita pela PSafe mostra que um em cada seis brasileiros já teve o cartão clonado. E este tipo de experiencia faz com que as pessoas tenham medo de fazer compras online, por exemplo.

Golpe do empréstimo consignado

O empréstimo consignado se tornou uma das principais formas de tomada de crédito pelas pessoas que contam com este tipo de benefício, que normalmente são aposentados, pensionistas e funcionários públicos. A facilidade com que as instituições financeiras oferecem este tipo de empréstimo geralmente acabam atraindo potenciais clientes, mas quando eles ficam com toda sua margem comprometida, acabam buscando novas formas de obter este tipo de empréstimo, e isso pode acabar fazer com que as pessoas caiam em golpes.

Golpe do falso sequestro

Já esse é um golpe que não necessariamente acabou surgindo com as novas tecnologias, mas sendo que ele acabou se tornando muito comum nos telefones convencionais, mas acabou ganhando novas possibilidades. Basicamente é quando o bandido entra em contato com alguém afirmando que algum familiar foi sequestrado e exigindo pagamento de resgate.

Golpe do FGTS

Nos últimos anos o governo federal criou diversos programas que acabaram fazendo com que os brasileiros conseguissem ter acesso de uma formais mais rápida ao dinheiro que fica depositado como Fundo de Garantia. Um dos exemplos é o saque-aniversário e o empréstimo com adiantamento destas parcelas. Mas, diante do aumento da procura por formas de sacar o FGTS, muitos bandidos começaram a aplicar golpes, prometendo um saque maior das parcelas mas exigindo depósitos de adiantamento ou ainda o fornecimento de dados sensíveis, como números de contas e senhas.

Golpe da maquininha quebrada ou golpe do delivery

Este é um golpe que se tornou muito comum na época da pandemia de Covid-19 e que ainda acontece com uma certa frequência. Basicamente a pessoa solicita uma entrega pelos aplicativos e, ao entregador chegar, ele inventa alguma desculpa para fazer com que a pessoa passe o cartão em uma máquina que envia o dinheiro para outras pessoas ao invés do local que mandou o delivery.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.