Governo anuncia novo aumento dos medicamentos: Confira dicas para economizar
Reajuste anunciado foi de 5,6% para os remédios.
O governo federal anunciou um aumento nos preços dos medicamentos controlados, sendo o primeiro confirmado pelo governo federal desde que assumiu para o seu 3º mandato o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com as informações que constam no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 31 de março, o aumento anunciado é de 5,6% em 28 mil medicamentos regulados.
Mesmo com este anúncio de aumento, vale sempre ressaltar que os medicamentos são comercializados dentro de um sistema de livre comércio vigente no Brasil, portanto o aumento pode ser maior ou menor, dependendo dos preços estipulados pelos laboratórios responsáveis pela produção e também dos pontos de vendas para os clientes.
Para tentar controlar o impacto dos preços no bolso das famílias, confira algumas dicas para tentar economizar um pouco com a compra dos medicamentos do dia a dia.
Faça os cadastros
Essa é medida polêmica, mas que na prática realmente pode acabar fazendo a diferença nos gastos que as pessoas acabam tendo nas farmácias. Os cadastros que costumam ser feitos, seja nos sites da farmácias ou mesmo nos balcões, acabam geralmente fazendo com que a pessoa economize. O problema é que o consumidor acaba fornecendo dados pessoais que nem sempre eles sabem o destino final, como quais e quantos remédios eles compram sempre que vão neste local.
Mas, para quem quer economizar, a prática é interessante. Os preços nos sites costumam ser mais baratos justamente pela obrigatoriedade do cliente ter um cadastro para fazer a compra. Além disso, este tipo de compra acaba oferecendo ainda algumas outras vantagens, como a possibilidade de comprar no site e retirar na loja com o preço mais barato, oferecida por muitas das grandes redes, e também cashback, que é dinheiro de volta mediante a compra de determinados produtos ou o gasto de um determinado valor.
Chore um desconto
Muitas pessoas ainda não utilizam o poder da barganha no momento em que elas compram medicamentos no balcão da farmácia, o que realmente pode ser considerado como um erro. Afinal de contas, a prática das farmácias ter uma margem para negociar com o cliente não é mais um segredo.
Na grande maioria dos casos, os responsáveis pela oferta dos melhores descontos acaba sendo o gerente da farmácia. Mas é importante ficar atento, pois eles também acabam tendo alguns critérios, como o fato do consumidor ter um cadastro ou ainda que ele gaste uma determinada quantia com essa compra.
Existem diferenças de preços dependendo da hora e do dia
Uma outra informação que também acaba não sendo levada em consideração por muitos dos clientes das farmácias é que nem sempre o mesmo preço acaba sendo praticado em todos os dias da semana. Algumas redes acabam nutrindo até mesmo o hábito de reduzir o valor em determinados horários.
Não que exista uma remarcação da tabela de preços o tempo todo, mas o que acaba acontecendo, na prática, é que em determinados momentos do dia existe uma menor oferta dos descontos. Por exemplo, durante a noite, quando geralmente existem menos farmácias disponíveis para a compra dos medicamentos, o desconto costuma ser menor. O mesmo vale para os finais de semana, portanto é mais recomendado que as pessoas deixem para fazer as compras daqueles medicamentos de uso regular durante a semana e no período dentro de um horário comercial.
Utilize os planos de descontos
Quando a pessoa acaba adquirindo uma apólice de plano de saúde elas geralmente acabam tendo também alguns outros benefícios que vão além ao das internações, exames e afins. A grande maioria dos planos de saúde oferecem planos de desconto em farmácias na compra de medicamentos.
Na verdade, é do interesse das seguradoras que ofertam os planos de saúde que os seus segurados tomem os devidos medicamentos no dia a dia, tanto para o tratamento de doenças quanto para o tratamento preventivo. Este tipo de ação tende e reduzir as ocorrências mais graves, e consequentemente mais caras para os planos, das pessoas. Por isso a oferta de descontos na compra de medicamentos é um benefício para ambos os lados. Os descontos podem ser ofertados tanto através de parceiras com as redes de farmácia como também com as parcerias diretamente feitas com os laboratórios.