Imposto de Renda 2023: Liberado consulta ao 2º lote de restituição
Confira quando o pagamento será feito e a quantidade de pessoas beneficiadas.
Um dos momentos mais aguardados pelos contribuintes que possuem valores a receber de volta da Receita Federal a partir da declaração do seu Imposto de Renda é justamente o dia em que este dinheiro é creditado na sua conta. Nesta semana, a RF anunciou que estava liberando a consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2023, ou seja, para as pessoas que enviaram as suas declarações ainda neste ano.
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo órgão do governo, a liberação da consulta para este novo lote começou na última sexta-feira, dia 23 de junho, a partir das 10 horas da manhã. Neste lote também estão contempladas restituições residuais de exercícios anteriores.
Seguindo o cronograma oficial de liberação do dinheiro para os contribuintes, os pagamentos deste 2º lote estão previstos para acontecer a partir do dia 30 de junho. Nesta etapa, serão contemplados mais de 5,1 milhões de contribuintes. Os valores totais de recursos que serão librados somam cerca de R$ 7,5 bilhões em pagamentos.
Os valores liberados nesta etapa ainda acabam contemplando, na maioria dos casos, os contribuintes que possuem prioridade no recebimento, de acordo com a lei. Confira a quantidade de contribuintes que devem receber os valores em cada um dos grupos:
- 130.088 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 978.397 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.490.513 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Como é feito o pagamento
Caso o contribuinte identifique que seu pagamento está previsto para este 2º lote, eles devem aguardar até a data prevista para os pagamentos. Quando não existe nenhum problema no momento da declaração em que o contribuinte informa os dados da sua conta para recebimento, o dinheiro será creditado automaticamente.
Lembrando que os contribuintes tinham a oportunidade de indicar uma chave Pix para o pagamento. Neste caso, o envio do dinheiro será feito diretamente para a conta associada à chave que foi informada no momento da declaração.
Se por algum motivo os resgates não forem feitos, o crédito ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil, de acordo com as orientações oficiais do Imposto de Renda.
Caso o contribuinte identifique algum problema com o pagamento, ou tenha qualquer outa dúvida sobre o Imposto de Renda, eles poderão entrar em contato através dos seguintes números de telefone:
- Capitais: 4004-0001;
- Demais localidades: 0800-729-0001;
- Telefone especial exclusivo para deficientes auditivos: 0800-729-0088.
Outros lotes
Aqueles contribuintes que ainda não foram contemplados nesta etapa do pagamento das restituições deverão aguardar a liberação dos novos lotes. De acordo com o cronograma liberado pela Receita Federa, estão previstos os pagamentos de cinco lotes para as declarações que foram feitas neste ano de 2023 e que correspondem ao exercício do ano de 2022.
Confira a previsão de datas de pagamentos de todos os lotes:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Como saber se a restituição já foi liberada
Os contribuintes que desejam consultar a situação da sua declaração de Imposto de Renda, até mesmo para saber se já será contemplado ou se a sua declaração acabou indo parar na Malha Fina, podem fazer isso através da página da Receita na internet. http://www.gov.br/receitafederal Depois disso os contribuintes devem clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. No mesmo site os contribuintes encontram orientações e os canais de prestação de serviço, permitindo tanto que eles façam uma consulta mais simplificada como também uma consulta mais completa da situação da declaração, através deum extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Além da página oficial na internet, os contribuintes também podem acessar diversas informações e também serviços relacionados ao Imposto de Renda através do aplicativo oficial, disponível tanto para smartphones como para tablets.