Imposto de Renda 2023: Saiba até quando contribuintes devem receber informes de rendimentos
Documentos devem ser enviados ou disponibilizados pelas instituições financeiras e empresas.
A declaração do Imposto de Renda é um compromisso anual que milhões de brasileiros acabam tendo com a Receita Federal e que tem como principal objetivo acompanhar a evolução patrimonial das pessoas físicas e também fazer as cobranças dos impostos devido, de acordo com a atual legislação, da mesma forma que também fazer as devidas restituições, se for o caso.
Como a declaração é de inteira responsabilidade dos contribuintes, as pessoas precisam ter acesso a uma série de informações que precisam ser incluídas no relatório que acaba sendo enviado para o Governo Federal e acabam sendo utilizados para que os cálculos devidos sejam feitos.
Uma dessas informações que precisam estar nas mãos dos contribuintes no momento em que eles começam a fazer a declaração é chamada de Informes de Rendimentos, que deve ser enviada tanto pelas instituições financeiras para os seus clientes como também as empresas para os seus funcionários.
Prazo para envio do Informe de Rendimentos 2022
De acordo com as informações que constam no calendário do Imposto de Renda 2023, essas instituições devem enviar este documento até o próximo dia 28 de fevereiro. Portanto, as empresas que ainda não enviaram este documento ou disponibilizaram o mesmo para os seus clientes devem fazer isso até semana que vem.
Por que os informes de rendimentos são importantes?
Estes documentos são considerados fundamentais e, muitas vezes, acabam se tornando a base de toda declaração do Imposto de Renda. Estes são documentos considerados oficiais e que acabam servindo como um compilado de todas as informações que relacionados aos rendimentos que a empresa pagou para o cliente ou colaborador.
Os mesmos dados que acabam sendo colocados neste documento são os mesmos que devem ser informados pela empresa para a Receita Federal. Portanto, as declarações das pessoas físicas e das pessoas jurídicas acabam sendo cruzadas neste ponto, sempre com o objetivo de identificar qualquer tentativa de fraude, seja ela da pessoa física quanto pela pessoa jurídica.
A entrega deve acontecer dentro de um prazo estabelecido pelo Governo Federal justamente em virtude do calendário macro da declaração do IR, que acaba definindo um prazo para que o contribuinte envie os dados antes dele ser taxado com algum tipo de multa.
Como receber ou acessar os informes?
Antigamente as empresas eram obrigadas a enviar os documentos com os informes de rendimento através dos correios, sendo que inclusive essa era uma forma que as empresas tinham de comprovar a entrega, caso a pessoa física alegasse que não tinha conseguido enviar o seu IR no prazo pela falta destes documentos.
Hoje em dia as empresas acabam tendo diversas alternativas para o envio ou a disponibilização deste documento, diante de toda a tecnologia que faz parte do dia a dia de todo mundo. Os documentos podem tanto ser enviados na forma física para como também na sua forma digital, como o envio por e-mail. Além disso, os documentos também podem ser disponibilizados dentro de aplicativos e sistemas, mas as empresas precisam comunicar quando os mesmos estiverem disponíveis.
Dados que devem estar disponíveis no Informe de Rendimentos
Nestes documentos, tanto na sua forma física quanto digital, alguns dados realmente precisam estar contemplados. As empresas devem disponibilizar todos os salários de 2022, além do 13º salário, e outros rendimentos recebidos eventualmente, como participação nos lucros. O contribuinte deve ter em mãos os informes de todas as instituições financeiras em que tem conta e todas as empresas em que trabalhou ao longo de 2022, mesmo em caso de contrato rescindido.
Vale ressaltar que não são apenas as empresas empregadoras, os bancos e as instituições financeiras também devem enviar os documentos, com dados como aplicações financeiras e saldo em conta. Operadoras de planos de saúde e instituições de ensino também devem fornecer as notas de valores recebidos de contribuintes, nesse caso, para fins de dedução do imposto de renda.