Liberada as consultas dos benefícios disponíveis do Cadastro Único em 2024
Saiba como conferir quais pagamentos e programas estarão disponíveis para os beneficiários no ano que vai chegar.
Os beneficiários dos programas do governo que estão devidamente inscritos no Cadastro Único (CadUnico) já podem conferir quais são os benefícios que estarão liberados para eles no começo do ano de 2024. A consulta já pode ser feita tendo com a base os pagamentos que devem ser feitos no mês de janeiro, de acordo com o calendário divulgado dos diferentes tipos de pagamentos.
O mais popular programa disponibilizado pelo governo para as pessoas acaba sendo o Bolsa Família, que acaba tendo como base todos os dados que são informados pela pessoa no momento da inscrição. Mas existe uma série de outros benefícios que também podem ser concedidos a partir destas informações, incluindo:
Programa Bolsa Família;
Este é o programa mais popular do país, que permite com que as pessoas de mais baixa renda recebam determinados pagamentos ao longo dos meses. O valor mínimo atual é de R$ 600, sendo que ele acaba sendo composto basicamente de uma série de benefícios que são oferecidos em módulo.
Benefício de Prestação Continuada (BPC);
Benefício que é oferecido para as pessoas de baixa renda que já chegaram na idade mínima para ser considerado como um idoso, mas que não recebe nenhum tipo de aposentadoria ou de benefício pago pelo INSS, como pensão e afins. Além disso, este benefício também acaba sendo oferecido para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
Tarifa Social de Energia Elétrica;
Permite que as pessoas de baixa renda encaminhem junto ao fornecedor de energia local para que obtenha o benefício do pagamento mínimo de conta de luz. Para se enquadrar, é preciso seguir algumas regras locais, como a que define uma quantidade máxima de consumo por mês para seguir pagando o valor mínimo.
Minha Casa, Minha Vida;
O CadÚnico pode ajudar as pessoas que desejam aproveitar os benefícios do Minha Casa, Minha Vida, para adquirir algum imóvel.
Carteira do Idoso;
O documento pode oferecer uma série de benefícios para as pessoas mais velhas, como a possibilidade de utilizar o transporte público das cidades sem precisar pagar.
Identidade Jovem (ID Jovem);
Uma carteirinha oferecida para os jovens que possuem até 29 anos de idade e que também estão inseridas dentro de uma família considerada como de baixa renda. Ela permite que estes jovens tenham acesso a uma série de benefícios, incluindo meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de contar com vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
Benefício oferecido para as pessoas que não possuem nenhum tipo de vinculo empregatício e que são consideradas como de baixa renda. Neste grupo estão principalmente as pessoas que se dedicam ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência.
Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos;
A partir do cadastro único, as pessoas que estão com todos os seus dados devidamente inscritos no programa podem se inscrever para participar dos mais variados tipos de concursos, sem precisar se preocupar com o pagamento das taxas de inscrição que normalmente acabam sendo cobradas.
Telefone Popular;
Se trata de um tipo de assinatura de telefonia com tarifa reduzida para famílias de baixa renda que se inscreveram no CadÚnico. O responsável familiar pode solicitar uma linha pela central de atendimento do governo federal, o que permite que a família tenha acesso à telefonia fixa para realizar ligações locais para telefones celulares e chamadas de longa distância nacional e internacional. Nesse caso, é necessário inserir créditos no Telefone Popular.
Outros benefícios:
- Programas Cisternas;
- Água para Todos;
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
- Bolsa Estiagem;
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Crédito Instalação;
- Carta Social;
- Serviços Assistenciais;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
- Isenção da taxa do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Como fazer a consulta dos benefícios do Cadastro Único
Para que as pessoas possam consultar as informações dos benefícios que estão sendo liberados no cadastro, a forma mais simples é acessar o aplicativo do CadÚnico, que oferece diversas informações atualizadas sobre a situação cadastral.
O aplicativo está disponível para download tanto para os telefones que tenham sistema operacional Android quanto iOS. Ao acessar o app, os usuários devem entrar na opção “Consulta completa”.
A consulta também pode ser feita através do telefone 0800 707 2003