Liberado o calendário de pagamentos do INSS para 2024
Confira como ficam os pagamentos para o próximo ano.
Milhões de brasileiros dependem dos pagamentos feitos pelo INSS para sobreviverem. Afinal de contas, todo mundo que é aposentado acaba recebendo dinheiro através do Instituto Nacional do Seguro Social. Mas não são apenas os que trabalharam e recebem aposentadoria que acabam dependendo destes pagamentos. Outras pessoas, como as que recebem determinados benefícios e seguros, também ficam de olho nas datas prometidas para liberação do pagamento.
O INSS trabalha com um calendário de pagamentos que normalmente acaba sendo divulgado no ano anterior. Neste mês de dezembro o Instituto já confirmou algumas datas de pagamentos para o ano de 2024.
Assim como acontece normalmente, as datas acabam variando de acordo com o valor que o beneficiário deve receber. Além disso, outro critério que costuma ser estabelecido para definir a ordem é o número final do cartão do benefício, que pode ser localizado sempre antes do código verificador separado por um traço.
Confira como ficam as datas de pagamentos previstas pelo INSS para o próximo ano:
Beneficiários até 1 salário mínimo
Os aposentados e também os pensionistas que recebem pagamentos mensais de até um salário mínimo acabam tendo preferência no momento em que os pagamentos começam, mas sempre seguindo a ordem definida a partir do número final do NIS. Confira no quadro abaixo como ficam os pagamentos, de acordo com as datas divulgadas:
Beneficiários que recebem acima de 1 salário mínimo
Os pagamentos dos beneficiários que recebem mais de um salário mínimo começam em janeiro de 2024, no caso dos valores referentes à dezembro e em fevereiro àqueles da competência de janeiro. No quadro abaixo é possível conferir as informações que foram divulgadas em relação as datas previstas para os depósitos.
Como consultar os pagamentos dos benefícios
Os pagamentos dos benefícios do INSS acabam sendo pagos nas contas correntes indicadas no momento em que o beneficiário realiza essa solicitação, lembrando que essa é uma informação que acaba sendo possível ser atualizada posteriormente. É importante ressaltar também que os beneficiários contam, além dos aplicativos dos bancos, também com o sistema do INSS, que permite com que as consultas sejam feitas.
Existem diversas formas do beneficiário obter as informações relacionadas ao pagamento dos benefícios:
Central de atendimento pelo telefone 135: a ligação é gratuita, com atendimento de segunda a sábado, de 7h às 22h. Nesse caso, é necessário informar o número de CPF e confirmar algumas informações cadastrais para garantir que seus dados não serão passados para terceiros.
Portal Meu INSS, no serviço “Extrato de Pagamento”.
Aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
Como receber os pagamentos do INSS
Existem diferentes formas possíveis para garantir o recebimento dos pagamentos feitos pelo INSS. Mas para quem está fazendo a sua primeira solicitação e vai receber os primeiros pagamentos, acaba sendo exigido que a pessoa se dirija até a agência da Caixa Econômica Federal escolhida levando a carta de concessão do benefício do INSS e documentos originais de identidade com foto.
Neste momento, os pagamentos acabam sendo feitos através de um cartão previdenciário do INSS ou então de uma conta na Caixa, que pode ser aberta no momento da solicitação ou ainda sendo utilizada uma conta que o cliente já tenha.
Mas, posteriormente, os clientes podem trocar o banco pelo qual vai passar a receber o benefício do INSS. Neste caso, é preciso fazer um cadastro e uma solicitação, que pode ser feita tanto em uma agência da Caixa como também através do Portal Meu INSS ou ainda através do aplicativo do INSS oferecido para dispositivos móveis.
Lembrando que, independentemente do banco escolhido, o pagamento será feito somente em uma conta que seja aberta em nome do beneficiário, não sendo aceito o pagamento na conta de nenhuma outra pessoa, nem mesmo de cônjuges.