Liberado pagamentos de 13º salário do INSS. Confira o calendário.
Aposentados e pensionistas já estão recebendo os valores referentes ao pagamento extra de 2023.
Os aposentados e pensionistas que estão aptos a receber o pagamento do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começaram a receber a primeira parcela referente ao ano de 2023. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo órgão, o calendário começou na última quinta-feira, dia 25, e segue até o próximo dia 7 de julho para o pagamento da primeira parte deste extra.
Ainda de acordo com os dados que foram divulgados pelo INSS sobre os pagamentos que serão feitos nesta etapa, cerca de 30 milhões de cidadãos, entre aposentados e pensionistas devem receber o pagamento do benefício. Assim como os pagamentos regulares feitos pelo Instituto, o calendário leva em consideração o número final do cartão que as pessoas recebem no momento em que elas se tornam seguradas.
Para os beneficiários que recebem um salário-mínimo como benefício, o calendário de recebimento da 1ª parcela do 13º salário de 2023 é o seguinte:
- Final do NIS 1 – 25 de maio
- Final do NIS 2 – 26 de maio
- Final do NIS 3 – 29 de maio
- Final do NIS 4 – 30 de maio
- Final do NIS 5 – 31 de maio
- Final do NIS 6 – 1º de junho
- Final do NIS 7 – 2 de junho
- Final do NIS 8 – 5 de junho
- Final do NIS 9 – 6 de junho
- Final do NIS 0 – 7 de junho
Para os beneficiários que recebem mais de um salário-mínimo como benefício, o calendário de recebimento da 1ª parcela do 13º salário de 2023 é o seguinte:
- Final do NIS 1 e 6 – 1º de junho
- Final do NIS 2 e 7 – 2 de junho
- Final do NIS 3 e 8 – 5 de junho
- Final do NIS 4 e 9 – 6 de junho
- Final do NIS 5 e 0 – 7 de junho
Quem recebe o 13º salário do INSS?
De acordo com as atuais regras e leis que regem os pagamentos dos benefícios do INSS, as pessoas que têm o direito de receber o 13º salário são aquelas consideradas como aposentadas, pensionistas, beneficiárias de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente e auxílio reclusão.
Não possui direito a este pagamento as pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou renda mensal vitalícia.
Quanto será o valor pago de 13º salário do INSS?
O valor pago como 13º salário é equivalente ao mesmo valor que o beneficiário recebe todos os meses. Lembrando que, neste caso, não incidem pagamentos de parcelas de empréstimos consignados que o beneficiário tenha solicitado. O valor mínimo que os beneficiários recebem é de R$ 1.320, de acordo com o reajuste mais recente feito no valor mínimo pago. Já o teto pago pelo INSS é de R$ 7.507,49.
Como consultar andamento dos pagamentos
Os beneficiários contam com diversas possibilidades para consultar o andamento dos pagamentos feitos em relação ao 13º salário, bem como dos pagamentos regulares que são feitos pelo INSS. A forma mais comum é consultar diretamente o extrato da conta corrente, uma vez que o pagamento é feito em uma conta que as pessoas podem acessar utilizando as ferramentas ofertadas pelo banco escolhido.
Além disso, caso o beneficiário tenha alguma dúvida sobre o recebimento do seu benefício, eles contam com algumas outras formas de consulta, incluindo:
- Central de atendimento pelo telefone 135: a ligação é gratuita e o atendimento é de segunda a sábado, de 7h às 22h;
- Portal Meu INSS;
- Aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.