Metas financeiras: entenda a importância e aprenda como planejar corretamente

Confira algumas técnicas que podem ser utilizadas para definir as metas de uma forma mais eficiente.

Publicado em 22/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As metas financeiras devem sempre fazer parte de um bom planejamento financeiro. Muitas pessoas entendem a importância de organizar, de uma forma mais eficiente, a forma como o dinheiro é gasto dentro de um contexto de orçamento doméstico, mas cometem o erro de fazer um planejamento sem definir quais são os objetivos.

Metas financeiras: entenda a importância e aprenda como planejar corretamente
Créditos: Divulgação

Existem diferentes formas de criar metas financeiras, e elas variam de acordo com o contexto geral no qual serão aplicadas. Quando estamos falando de um orçamento doméstico, por exemplo, as metas estarão relacionadas a conquistas e projeções pessoais. Agora, no caso das empresas, essas metas normalmente são referentes à condução do negócio e à forma como a empresa está ganhando e gastando o dinheiro.

Anúncios

Aprenda mais sobre metas financeiras e entenda como elas podem ser definidas para a criação de um orçamento doméstico.

O que pode ser considerado como uma meta financeira?

Uma meta financeira basicamente é um objetivo que acaba sendo definido pela pessoa em relação ao dinheiro. Normalmente, as pessoas definem metas de valores que precisam ser acumulados ao longo de um determinado período de tempo para que seja possível concluir algum objetivo.

Por exemplo, as pessoas podem definir determinadas metas financeiras para guardar dinheiro no longo prazo, visando acumular valores para a aposentadoria. Existem também aquelas metas de médio prazo que podem ser definidas por quem deseja adquirir um determinado bem de maior valor agregado, como um imóvel ou veículo.

Anúncios

Outra meta financeira que acaba sendo muito comum para as pessoas que estão criando um orçamento doméstico é juntar uma determinada quantidade de dinheiro para quitar as dívidas que foram acumuladas.

Em todos os casos, é importante que a meta seja um objetivo alcançável. Além disso, ela também deve ter prazo, caso contrário acaba se tornando apenas um “sonho”.

Existe alguma técnica para estabelecer metas financeiras?

As metas financeiras acabam sendo muito comuns dentro de determinadas áreas, como administração, gestão e contabilidade de uma forma geral. E essas ciências criaram as mais variadas técnicas que podem ser aplicadas justamente para conseguir definir metas de uma forma mais eficiente e com um certo padrão.

Uma das técnicas mais famosas para criar e definir metas é chamada de SMART, uma sigla que traz algumas palavras em inglês que definem todos os elementos considerados fundamentais para que uma meta de fato exista e funcione.

Como funciona a técnica SMART para definir metas?

SMART é um acrônimo que representa cinco critérios que devem ser contemplados para que uma meta de fato seja considerada alcançável. Essa é uma forma de definir objetivos que possam ser atingidos sem gerar frustração, ao mesmo tempo em que se mantém consistência dentro de um planejamento macro.

Os cinco critérios que devem ser observados são:

  • Specific (específica) – As metas devem sempre ser claras, práticas e mostrar o que é preciso fazer para alcançar o objetivo. Ou seja, em vez de definir uma meta que não seja tão específica como “guardar dinheiro”, o ideal é definir a quantidade, o tempo que a pessoa deve demorar para chegar nesse valor e qual vai ser o destino do dinheiro;
  • Measurable (mensurável) – Nesse caso, é muito importante entender que as metas precisam ser mensuráveis durante o caminho que será trilhado. Ou seja, as pessoas devem conseguir ir monitorando seu desempenho justamente para entender se estão no caminho correto;
  • Achievable (atingível) – Um dos principais critérios para que uma meta seja consistente é que ela esteja de acordo com a realidade que a pessoa vive naquele momento. Não significa que a pessoa não deva “sonhar grande”, mas é importante avaliar quais são suas condições e as ferramentas disponíveis para que isso seja possível;
  • Relevant (relevante) – A técnica SMART define que um dos critérios básicos de qualquer meta é que ela seja considerada relevante para o momento que a pessoa está vivendo. Isso significa que ela deve estar alinhada com os outros critérios e aspectos da sua vida;
  • Time based (temporal) – Como mencionado anteriormente, toda meta deve ser temporal, ou seja, ter um prazo para ser alcançada. As metas maiores podem ser divididas em pequenas metas temporais para que o processo de avaliação seja mais fácil.

Exemplos de metas financeiras

  • Criar uma reserva financeira – “Juntar até seis vezes o valor que eu ganho no meu salário atual até o final do ano e investir o dinheiro em uma opção que retorne mais que a inflação, para que ele possa ser utilizado somente em casos de emergência.”;
  • Pagamento de dívidas – “Juntar R$ 1 mil em três meses para oferecer como entrada e renegociar o pagamento do meu cartão de crédito atrasado e limpar meu nome.”
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.