Morar em Portugal: conheça as cidades mais baratas para os brasileiros
Confira dicas de onde morar para quem deseja se mudar para o país europeu.
Portugal acabou se tornando um dos destinos prediletos dos brasileiros que desejam morar no exterior. Afinal de contas, existe uma série de facilidades que ajudam a derrubar algumas das principais barreiras, como o fato do país praticamente falar o mesmo idioma que os brasileiros, com poucas mudanças, o que acaba se tornando interessante em relação aos trabalhos como um todo.
Além disso, Portugal pode acabar se tornando, de fato, uma porta de entrada para a Europa, com seus mais variados países que oferecem diferentes oportunidades e aspectos culturais. A qualidade de vida e as oportunidades profissionais que surgem em determinadas áreas também acabam se tornando fortes atrativos para os brasileiros que buscam a Europa como trabalho.
Por outro lado, o custo de vida também pode acabar se tornando assustador, especialmente para as pessoas que saem do Brasil sem muitas informações em relação a como Portugal funciona. Se por um lado ganhar salário em Euro pode ser um atrativo muito interessante para quem está querendo buscar um dinheiro extra, gastar eu Euro pode realmente se tornar assustador.
Para diminuir o custo de vida, uma das principais decisões que precisam ser tomadas pelos brasileiros é com relação a cidade onde eles pretendem morar. Assim como acontece no Brasil, existem significativas diferenças em relação ao custo de vida, de uma forma geral, de uma cidade para outra.
Confira algumas das cidades mais baratas para quem deseja morar em Portugal:
Bragança
Essa é uma cidade que possui cerca de 35 mil habitantes e que está localizada na região norte de Portugal e que está muito próxima da Espanha, o que pode ser interessante para quem pretende conhecer outros países. O município oferece uma boa estrutura, com boas condições de saúde e também de lazer. Um dos principais atrativos para quem pretende economizar é o preço dos alugueis, mais barato do que a média de outras cidades que oferecem a mesma estrutura e quantidade de habitantes semelhantes.
Castelo Branco
Já essa é uma cidade que fica na região central do país, em um distrito que recebe o mesmo nome e que também está localizada próxima da fronteira com a Espanha. Ela conta com uma quantidade um pouco maior de habitantes, cerca de 56 mil, com uma boa estrutura também. Em relação a sua proximidade com Lisboa, as pessoas conseguem chegar na capital em uma viagem de trem que dura cerca de 2h30min. O valor médio do aluguel de apartamento com um quarto fica em 283 euros, o mesmo valor médio que Bragança.
Caldas da Rainha
A cidade está também localizada na região central do país e conta com um tamanho muito parecido com a cidade de Castelo Branco. De uma forma geral, o município oferece um custo médio de aluguel que realmente é muito interessante, além de oferecer outros custos de vida que são bem atrativos, como os preços dos gastos de mercado. Mas como é mas considerado como uma região metropolitana, os preços já aumentam um pouco em comparação com as opções anteriores, ficando em uma faixa de 425 euros na média do aluguel de apartamento de 1 quarto.
Vila Real
Essa é uma cidade um pouco mais tranquila, mesmo tendo um tamanho semelhante as anteriores. E isso pode acabar afastando os mais jovens que buscam alternativas que ofereçam mais opções de lazer. Mas para quem está buscando realmente um local mais tranquilo, a cidade pode se tornar uma boa opção, especialmente pelo custo, com o preço médio de um apartamento com um quarto, no centro, por cerca de 300 euros.
Viseu
Uma grande cidade, que conta com cerca de 96 mil habitantes, e que está localizada também em uma região mais central do país, o que facilita o deslocamento para outras regiões de Portugal. Foi considerada também como uma das cidades com melhor qualidade de vida de Portugal, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. O local oferece uma boa estrutura, e também uma grande oportunidade de trabalho. O custo médio do aluguel de um apartamento de 1 quarto no centro da cidade é 425 euros.