O que fazer depois da aposentadoria?

Saiba como criar uma nova rotina a partir do tão esperado tempo de descanso.

Publicado em 24/08/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A aposentadoria é um dos momentos mais aguardados pelos trabalhadores. Afinal de contas, a grande maioria das pessoas acabam passando uma grande quantidade de tempo oferecendo sua mão de obra para um determinado trabalho. Além do tempo de trabalho, em horas, existe ainda todo o tempo dos trajetos, horas extras e afins.

O que fazer depois da aposentadoria?

Com o passar dos anos, a tendencia é de que as pessoas fiquem cansadas. E isso não apenas pelo avançar da idade, como também pelo acúmulo do tempo dos dias úteis que acabam sendo direcionados apenas para o trabalho. Portanto, a aposentador acaba se tornando o momento no qual as pessoas podem, de fato, aproveitar sua vida.

Anúncios

Mas será que isso realmente acontece de fato? Existe uma grande quantidade de pessoas que encontram muitas dificuldades para recriar a sua rotina. Durante toda sua fase adulta, essas pessoas acabaram organizando toda sua vida apenas em função do trabalho. A partir da aposentadoria, isso muda completamente.

Existem até diversos casos nos quais as pessoas que se aposentam entram em um estágio de depressão. Além de não saber o que fazer com as horas livres, elas acabam enfrentando ainda problemas financeiros, já que muitos perdem uma boa parte da sua renda depois da aposentadoria, além de uma sensação de falta de utilidade ou de propósito para vida.

Confira o que fazer depois da aposentadora:

Planeje sua vida financeira

Anúncios

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas aproveitem estes primeiros momentos de aposentadoria para planejar como será a sua vida financeira nos próximos anos. Esse acaba sendo o momento de lidar com as escolhas que foram feitas durante a rotina profissional. Mas as pessoas também podem fazer determinadas escolhas, já que hoje em dia as pessoas se aposentam e ainda possuem muitos anos de vida útil pela frente.

Por isso, crie um planejamento financeiro para os próximos anos, ou ainda encontre alguma alternativa caso precise de renda extra.

Aprenda coisas novas

A aposentadoria não precisa o final da vida profissional ou de aprendizado de uma pessoa. Este pode ser um momento muito interessante justamente para conseguir aprender coisas novas, já que elas terão mais tempo e disposição.

Esse aprendizado não precisa necessariamente ser direcionado para uma atividade profissional, mas também pode ser apenas para que o aposentado encontre um novo hobby.

Faça trabalhos voluntários

A aposentadoria também pode acabar se tornando o momento para que as pessoas consigam fazer uma série de outras coisas que elas não tinham conseguindo fazer anteriormente. O trabalho voluntário, por exemplo, pode acabar se tornando uma excelente ocupação para os aposentados.

Esse tipo de ocupação traz uma série de benefícios para os aposentados. Antes de mais nada, existem todas as questões relacionadas ao benefício que a atividade leva para outras pessoas que normalmente precisam. Além disso, os aposentados podem encontrar um novo propósito para suas vidas, além de conhecer novas pessoas e fazer amizades.

Movimente-se

Os aposentados também devem criar uma rotina de atividades físicas e esportivas. Os mais idosos devem continuar se movimentando especialmente para manter a sua saúde em dia. Essas atividades podem ser feitas das mais variadas formas, como se matricular em academia, fazer atividades físicas na rua, realizar aulas em grupo, etc.

Hoje em dia existem diversas oportunidades para que os mais idosos façam atividades físicas, incluindo algumas iniciativas gratuitas, como as que são oferecidas por muitas prefeituras.

Reconecte-se com a família

Uma outra reclamação bastante recorrente dos adultos que acabam trabalhando grande parte das horas do seu dia útil é a falta de tempo para se manter próximo da sua família. O momento da aposentadoria pode acabar se tornando justamente a oportunidade para que as pessoas consigam se reaproximar dos seus entes queridos, tanto aqueles que são mais distantes como com as pessoas que morem na mesma residência.

Apenas descanse

Por último e não menos importante, o momento da aposentadoria pode, e deve, ser utilizado para que as pessoas descansem. Existe esse sentimento que acaba sendo imposto na sociedade ativa que as pessoas precisam estar, o tempo todo, fazendo coisas consideradas como úteis, e isso cria uma sensação de culpa em muitos durante seu tempo de descanso.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.