Pix terá novo recurso a partir de outubro de 2024. Saiba como vai funcionar.

Modalidade vai facilitar o pagamento de determinadas contas.

Publicado em 09/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Pix se consolidou em um pouco mais de dois anos do seu lançamento como a principal ferramenta de pagamento utilizada pelos brasileiros no dia a dia. Ele acabou superando até mesmo os pagamentos que são feitos com cartões de débito, mesmo que, para pagamentos de compras, sua funcionalidade seja basicamente a mesma. Mas as transferências que acontecem em segundos e com os pagamentos sendo feitos pelo telefone, o Pix realmente conquistou a preferência das pessoas.

Pix terá novo recurso a partir de outubro de 2024. Saiba como vai funcionar.

Mas o Banco Central já havia afirmado, no momento do seu lançamento, que o Pix é uma ferramenta em constante desenvolvimento, sem que seja algo pronto. Diversas novas funcionalidades estão sendo anunciadas, incrementando essa forma de pagamento. E para o próximo ano o Banco Central já confirmou o lançamento de mais um recurso.

Anúncios

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo BC, a partir do dia 28 de outubro de 2024 será disponibilizado para os clientes se para as empresas o Pix Automático. Essa será uma modalidade que vai permitir com que as pessoas agendem previamente os pagamentos de determinadas contas.

O que é o Pix automático?

O Pix está se tornando a forma preferida das empresas para fazer cobranças de serviços recorrentes. Mesmo que algumas delas ainda não tenham se adaptado ao novo sistema, emitindo boletos que ainda chegam até o consumidor somente com o código de barras, muitas delas já estão emitindo junto um QR Code, que permite com que as pessoas façam o pagamento utilizando o Pix.

Mas o que ainda não é possível é utilizar o Pix como forma de pagamento de contas recorrentes, algo que já acontece nos dias de hoje com o débito automático, no qual as pessoas cadastram determinadas contas que possuem o seu valor sendo descontado diretamente da conta bancária.

Anúncios

O Pix Automático é a solução que está sendo criada pelo Banco Central que vai permitir que a ferramenta também suja utilizada para fazer pagamentos recorrentes. Mas para os pagamentos no débito automático, atualmente as empresas precisam ter um convênio com cada instituição financeira.

Na prática, a empresa fecha esse acordo com os maiores bancos e clientes de instituições menores ficam sem a opção de pagar por débito automático, tendo que recorrer a outros bancos ou a lotéricas.

Já o Pix Automático deve facilitar a vida não apenas dos clientes, mas também das empresas e das pessoas, de uma forma geral, que desejam fazer as cobranças desta forma. Ele não vai exigir que as empresas tenham que fazer um acordo com cada uma das instituições financeiras, sendo preciso fazer apenas um único acordo com um banco que esteja ofertando a modalidade às empresas.

A partir deste único acordo, a empresa poderá oferecer a possibilidade de pagamento automático via Pix para todas as pessoas que usam o Pix -- independente do banco em que têm conta.

Em relação a forma como a oferta será feita para os clientes, para as pessoas físicas os bancos serão obrigados a oferecer esta modalidade para o cliente. Já para as empresas, os bancos escolhem se querem ou não ofertar esse produto para determinada empresa.

Como vai funcionar na prática o Pix Automático?

Na prática, este pix poderá ser utilizado da seguinte forma: as instruções de pagamento são sempre fornecidas pela empresa que vai receber o recurso. Ao cliente pessoa física cabe apenas decidir usar ou não o Pix automático como forma de pagamento. O passo a passo dos procedimentos para utilizar essa forma de pagamento será a seguinte:

  • A pessoa física manifesta à empresa que deseja pagar com Pix automático;
  • A empresa envia a proposta de Pix automático ao cliente;
  • O cliente recebe notificação para confirmar autorização de pagamento via Pix Automático.
  • O fluxo também poderá seguir da seguinte forma:
  • A empresa envia fatura do mês com a opção de pagamento Pix automático;
  • O cliente paga a conta do mês via QR Code e confirma se quer aderir ou não ao pagamento via Pix Automático.

Pix Agendado Recorrente

O mesmo mês também deve começar a funcionar o Pix Agendado Recorrente. Neste caso, o funcionamento será parecido, mas com os pagamentos sendo agendados entre contas de pessoas físicas, diferentemente do Pix Automático que é destinado apenas para as relações com as Pessoas Jurídicas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.