Posso financiar carro com nome sujo? Conheça possíveis alternativas

Crédito para a compra de um veículo passa por algumas análises que levam em consideração o histórico financeiro do cliente.

Publicado em 07/07/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O financiamento é a principal forma de compra de veículos no mercado brasileiro. Os valores cobrados por esses bens, especialmente os carros, que acabam sendo os mais procurados pelas pessoas que necessitam de transporte, são muito elevados por aqui, especialmente comparado com a média salarial dos trabalhadores, o que torna muito difícil a compra à vista.

Posso financiar carro com nome sujo? Conheça possíveis alternativas
Créditos: Divulgação

Além disso, por mais que o consórcio possa ser considerado uma alternativa interessante para as pessoas que estão querendo adquirir um bem como o veículo, grande parte dos consumidores prefere pagar mais caro para conseguir começar a utilizar o bem o quanto antes.

Anúncios

Mas se os valores dos veículos não facilitam a vida das pessoas que desejam ou que precisam de um carro, as taxas de juros cobradas nas operações financeiras de crédito, incluindo o financiamento, também são impeditivas em alguns casos. Afinal de contas, é muito comum que as pessoas acabem, ao final do contrato, tendo praticamente pago o preço de dois veículos.

São vários os motivos que explicam essas taxas de juros elevadas para esse tipo de operação, começando pela própria estratégia de economia brasileira, que eleva as taxas básicas da economia como uma forma de controlar a inflação. Além disso, a inadimplência também aparece, frequentemente, como um dos principais motivos para o crédito caro.

Diante desse problema, a grande maioria das financeiras acaba fazendo uma análise minuciosa dos dados financeiros de quem está querendo comprar um veículo, tudo para conseguir saber se aquele negócio pode vir a ser considerado algo mais seguro. E o CPF negativado normalmente acaba surgindo como um dos principais critérios de negativa desses pedidos de financiamentos.

Anúncios

Mas será que existe alguma alternativa para as pessoas que precisam financiar um carro, mas que atualmente estão com o nome sujo?

Só quem tem o nome limpo consegue financiar um carro?

A resposta para essa pergunta varia. Na grande maioria dos casos, sim, os bancos e as financeiras que concedem esse crédito, ou seja, que pagam pelo veículo junto ao vendedor para que o cliente possa começar a utilizá-lo, em troca do pagamento das parcelas em dia, não liberam a operação para quem está com o nome sujo, já que isso é um forte indício da falta de capacidade ou de comprometimento com os pagamentos.

Mas é importante ressaltar que não existe uma lei que impeça, formalmente, que uma pessoa que esteja com seu nome sujo consiga obter um financiamento ou qualquer outra linha de crédito para que ela adquira qualquer tipo de bem, incluindo o veículo. Essa sempre é uma deliberação do banco ou da financeira.

Existem formas de conseguir financiar carro estando com o nome sujo?

O grande negócio de qualquer banco e de qualquer financeira é fornecer crédito e receber os valores das parcelas junto com os juros da operação. A partir do momento em que uma grande quantidade da população está com o nome sujo, sendo essa a atual realidade brasileira, essas empresas precisam encontrar alternativas para conseguir continuar oferecendo seus serviços.

Por isso, existem determinados casos em que bancos e financeiras liberam crédito, incluindo o financiamento, para quem está com o nome negativado. Mas normalmente elas acabam pedindo algum outro tipo de garantia para conseguir reduzir os riscos da inadimplência.

Dentre as opções mais comuns que podem ser encontradas para conseguir financiar um carro estão:

Oferecer uma boa entrada - Quando os clientes conseguem dar um bom valor de entrada para a compra do veículo, eles estão reduzindo o valor de crédito necessário para a liberação da compra. Com isso, os bancos e as financeiras acabam se comprometendo com valores mais baixos, reduzindo o impacto negativo de uma possível inadimplência. Um bom valor de entrada, nos casos de comprador com nome sujo, parte de 50% do valor total do veículo.

Oferecer outro bem como garantia do financiamento - Apesar de não ser uma operação muito comum no Brasil, existem alguns financiamentos que podem ser feitos junto com outros bens que são incluídos no negócio como garantias. Nesses casos, as pessoas se comprometem a realizar os pagamentos em dia, ou então correm o risco de ficar sem o carro e sem o bem que foi indicado como garantia.

Encontrar um avalista - Outra possibilidade que pode ser encontrada no mercado é fazer o financiamento com um avalista. Basicamente, é uma pessoa física ou jurídica que é citada no contrato como corresponsável pelo pagamento das parcelas. Ou seja, em caso de inadimplência, o avalista responde junto pelos pagamentos, podendo ter seu nome negativado e até mesmo ser processado para garantir que o pagamento, de fato, aconteça.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.