Quem pode viajar de ônibus interestadual de graça? Confira as regras

Benefício está disponível para determinadas pessoas.

Publicado em 15/04/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os ônibus interestaduais acabam sendo utilizados pelas pessoas para se deslocar por distâncias maiores através de um trajeto terrestre, ou seja, para quem opta por não fazer esse tipo de viagem de avião, que acaba sendo muito mais rápida, mas também acaba apresentando um custo maior e algumas limitações que podem atrapalhar os planos dos viajantes.

Quem pode viajar de ônibus interestadual de graça? Confira as regras
Créditos: Depositphotos

Mesmo que os preços das passagens de ônibus fiquem abaixo dos valores que normalmente são cobrados dos tickets aéreos, esses valores acabam sendo consideráveis, especialmente para aquelas pessoas que não possuem excelentes condições financeiras que permitam com que elas viajem sem se preocupar com os preços.

Anúncios

Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem determinadas categorias de passageiros que podem conseguir viajar trajetos grandes terrestres gratuitamente, ou seja, sem ter que se preocupar com o pagamento das passagens. Com isso, elas conseguem não apenas economizar em um passeio, mas também conseguem fazer algumas coisas importantes, como visitar um membro da família que mora longe ou até mesmo mudar definitivamente de moradia.

Entenda melhor como funcionam essas regras e quem pode ter o direito de viajar sozinho:

Quem pode viajar de ônibus interestadual de graça?

Esse é um direito garantido por lei para pessoas que fazem parte de determinados grupos, com validade tanto para os deslocamentos que acontecem entre os estados como também entre as cidades. Ou seja, viagens de ônibus que podem ser feitas dentro de um mesmo estado, mas que fazem um trajeto que passa por duas ou mais cidades diferentes.

Anúncios

No caso dos ônibus que circulam dentro de uma mesma cidade, que acabam fazendo parte do transporte urbano de uma forma geral, existem regras que são específicas e que acabam sendo criadas pelas prefeituras, mas que também levam em consideração a legislação federal.

Mas, no caso das viagens interestaduais, existem alguns grupos contemplados, incluindo:

  • Idosos com mais de 60 anos: deve possuir renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos e deve portar o “Bilhete de Viagem do Idoso”.
  • Pessoas com deficiência (física, mental, visual ou auditiva): precisam apresentar o Passe Livre emitido pelo Ministério da Infraestrutura, que garante gratuidade em ônibus interestaduais, rodovias, ferrovias ou barcos.
  • Jovens de baixa renda: podem solicitar o benefício por meio do ID Jovem (app disponível no Android e iOS), válido para quem tem entre 15 e 29 anos.

Como solicitar a passagem gratuita de ônibus?

Apesar de existirem leis que falam sobre o tema e que possuem validade em todo território brasileiro, na prática nem sempre esse benefício pode acabar sendo fácil de ser acessado. Basicamente essa requisição deve ser feita diretamente junto à empresa de transporte.

Na teoria, todo mundo que está inserido dentro de qualquer um dos grupos citados deve se dirigir até o guichê ou à central de atendimento da empresa de ônibus, munido dos seus documentos pessoais que comprovem a sua situação. Ao se apresentar, a pessoa deve solicitar uma passagem gratuita para o seu grupo específico.

No momento da solicitação, normalmente a empresa pede para que a pessoa indique uma data na qual essa viagem será feita, junto com o destino. Nesse momento, o processo da viagem pode acabar se tornando mais complexo, uma vez que as empresas de ônibus possuem o direito de limitar a quantidade de passagens gratuitas em cada ônibus.

Por isso, o recomendado sempre é que as pessoas consigam se planejar com uma certa antecedência, buscando informações junto à empresa de ônibus sobre os limites e também fazendo esse pedido de reserva com mais antecedência. Além disso, é recomendado também que as pessoas evitem aqueles períodos com maior movimento, como as datas de feriados ou próximas a grandes eventos.

Dicas para comprar passagens de ônibus mais baratas

Para as pessoas que estão interessadas em viajar grandes distâncias percorrendo trechos terrestres, mas que não conseguem essa gratuidade, existem algumas alternativas interessantes:

  • Planeje sua viagem com antecedência – mesmo que as passagens de ônibus acabem sofrendo menos com variações de preços em comparação com as passagens aéreas, é importante que os passageiros comecem a pesquisar com uma certa antecedência e tentem reservar o quanto antes a sua passagem, pois elas podem aumentar de acordo com a lotação do transporte;
  • Viaje na baixa temporada – para quem está de olho na economia, a dica sempre é tentar fugir daquela que é considerada como a alta temporada. Lembrando que, em determinados casos, essas temporadas são definidas não apenas pelos grandes feriados nacionais, mas também por eventos e situações que acontecem localmente.
  • Compare os preços – para os destinos que possuem mais de uma empresa possível de ser acessada, pode ser interessante fazer uma comparação de preços, uma vez que essa variação existe. Além disso, pode ser interessante também buscar alternativas, como possibilidade de conexões em outros locais ou saídas de cidades vizinhas.
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.