Receita Federal começa a pagar 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023

Confira quem deve receber o pagamento neste dia 31 de julho.

Publicado em 31/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A Receita Federal confirmou que está liberando os pagamentos das restituições que acabaram entrando no 3º lote do Imposto de Renda entregue neste ano de 2023. De acordo com as informações que foram divulgadas pela RF, neste lote estão sendo pagos 5,6 milhões de pessoas que são consideradas como contribuintes e que fizeram a sua declaração. A quantidade de dinheiro que será liberado nessa onda de pagamentos é de R$ 7,5 bilhões.

Receita Federal começa a pagar 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023

A Receita Federal também liberou alguns outros números que estão diretamente relacionados com os pagamentos que estão sendo feitos neste lote. Do total dos valores que serão pagos pelo fisco neste lote, R$ 5,58 bilhões serão pagos a contribuintes que têm prioridade no recebimento. Ao total, são:

  • 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 95.047 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
  • 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.879.049 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
  • 1.600.964 não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023.
Anúncios

Atualmente a Receita Federal está no 3º lote de pagamentos, de um total de 5 lotes que estão previstos para todos os pagamentos das restituições do Imposto de Renda que foi entregue neste ano de 2023 e que não caíram na malha fina. Os próximos pagamentos estão previstos para acontecer no dia 31 de agosto e no dia 29 de setembro.

Como fazer a consulta?

Para sabe se a declaração do contribuinte está contemplada neste mais recente lote de Imposto de Renda, antes de mais nada será preciso fazer uma consulta, que basicamente vai permitir que as pessoas tenham acesso a uma análise que foi feita no envio do Imposto e que indica se a declaração foi aceita ou não.

Para acessar essas informações, os contribuintes devem acessar a página da Receita na internet. Depois disso, os contribuintes devem acessar a opção “Meu Imposto de Renda”. Nesta mesma opção, os usuários encontram uma opção específica é que é a de “Consultar a Restituição”, que dá acesso a todos os dados relacionados a esta entrega.

Anúncios

Caso a declaração tenha sido aceita e o pagamento da restituição confirmado, as pessoas poderão verificar, por exemplo, em qual dos lotes o pagamento será feito, o que leva em consideração uma série de fatores, tanto em relação ao tempo em que essa declaração acaba sendo feita como também em relação as prioridades que são definidas por lei e pelas regras definidas em cada entrega.

Como é feito o pagamento?

No momento que o contribuinte finaliza a sua declaração e recebe a informação de que terá uma restituição, que nada mais é do que um pagamento de um imposto que foi pago, ao longo do ano, a mais do que ela deveria, o software ou o sistema online exige que as pessoas coloquem as informações das suas contas bancárias.

Mais recentemente a Receita Federal começou a dar a opção que este pagamento seja feito através do Pix. Neste caso, os contribuintes devem informar a chave que está vinculada a conta que ele deseja receber o pagamento. Mas também é possível informar os dados convencionais das contas, como agência e número completo, para que o depósito seja feito de forma convencional.

Caso o contribuinte não consiga identificar o pagamento caindo na conta, eles terão que entrar em contato com a Receita Federal para verificar se houve algum problema no momento do depósito, que pode ser inclusive relacionado a algum dado que foi digitado incorretamente.

Para entrar em contato com a Receita, os contribuintes podem utilizar as seguintes formas:

  • Capitais: 4004-0001;
  • Demais localidades: 0800-729-0001;
  • Telefone especial exclusivo para deficientes auditivos: 0800-729-0088.
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.