Saiba como organizar a bagunça financeira de sua empresa
Saiba como reerguer sua empresa organizando melhor a contabilidade
As contas misturadas, o desconhecimento dos indicadores e a falta de capital são alguns dos diversos critérios que devem ser levados em conta, e são apenas três dos piores problemas que os empreendedores podem ter quando as finanças da empresa viram uma verdadeira bagunça. A quebra das pequenas empresas é um dos principais e mais relevantes fatores das pequenas empresas.
Nem tudo está perdido, se o empresário colocar finanças em ordem, é possível detectar os custos altos demais, bem como as contas que consomem muito dinheiro além do que deveriam e até mesmo o nível de um endividamento de forma alarmante.
Mas como resolver este tipo de situação?
Saiba que é aconselhável se fazer cenários mensais de tudo o que tiver para receber e pagar e quando. Desta forma, você conseguirá ver como andam as coisas todos os meses, este é o embrião de um planejamento para que você possa atuar no dia a dia dos negócios.
Entenda os passos para começar a organizar suas finanças.
Sempre que possível tenha disciplina
Os empreendedores que precisam organizar as finanças da empresa precisam ser disciplinados. É algo como emagrecer ou parar de fumar, se você não tiver um acompanhamento diário, seu objetivo não será atingido.
Os controles financeiros exigem uma disciplina maior do empreendedor, o que nem sempre está acostumado com suas finanças. Para que aconteça um acompanhamento de forma periódica e correta é fundamental que sejam analisados pontos como o faturamento, o custo fixo, o custo total, o lucro nominal, as margens de lucro, bem como os níveis de endividamento.
Agora é a hora de separar as suas contas da empresa
Erros comuns dos empreendedores é a mistura de contas pessoais e de contas da empresa. É fundamental saber separar de forma rigorosa a empresa da vida pessoal, o maior problema das empresas pequenas é que contas convencionais e dos negócios se confundem. Procure estabelecer com os sócios períodos e condições para realizar retiradas para não transferir o capital da empresa para seu patrimônio pessoal.