Score do Serasa: como aumentar pontuação rapidamente?

Saiba o que pode ser feito para melhorar o perfil e ter acesso a novas oportunidades de crédito.

Publicado em 04/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O score é uma pontuação atribuída aos consumidores a partir de uma análise que é feita do seu histórico financeiro, bem como do relacionamento que ele possui com as empresas de uma forma geral. Os órgãos de proteção ao crédito que possuem as regulamentações necessárias para atuarem como tal são os responsáveis por atribuir estes pontos, que podem ser consultados por outras empresas, tanto as que concedem crédito como as que vendem determinados serviços que dependem de pagamentos recorrentes.

Score do Serasa: como aumentar pontuação rapidamente?

Atualmente o Serasa acaba tendo um dos scores mais consultados por outras empresas no mercado. Diante disso, manter uma pontuação elevada neste órgão acaba sendo fundamental para ter acesso a outras oportunidades de crédito e negócio. O grande problema é que os consumidores nem sempre sabem como aumentar essa pontuação.

Anúncios

A fórmula precisa utilizada pela companhia para que o cálculo dos pontos seja feitos não é revelada pelo Serasa, mas existem alguns fatos que acabam interferindo diretamente na pontuação dos clientes. Por exemplo, quando eles não pagam uma determinada dívida e o seu nome é “inscrito” no órgão, a pontuação cai drasticamente.

Mas, quando as pessoas começam a colocar suas contas em dia, essa pontuação acaba subindo. Tudo depende dos movimentos financeiros feitos a partir do CPF do consumidor.

Confira dicas para aumentar o seu score mais rapidamente:

Negocie suas pendências financeiras

Antes de mais nada, o que acaba tendo maior impacto no score financeiro dos consumidores são as possíveis pendências que podem estar registradas no CPF da pessoa em questão. No momento em que o consumidor faz a consulta do score do Serasa, o que pode ser feito pelo site ou pelo app da empresa, ele poderá consultar se existe alguma dívida informada por outras empresas.

Anúncios

Neste momento, em determinados casos o Serasa permite que as pessoas encaminhem um determinado acordo. Neste caso, as pessoas podem até mesmo escolher a forma de pagamento, à vista ou parcelado, e ainda emitir os boletos para iniciar a quitar a pendência. Caso o acordo não seja possível pelo site, os consumidores terão que entrar em contato diretamente com o credor.

Coloque contas em seu nome

Já para quem está começando a sua vida financeira, para começar a ter um bom score é preciso iniciar o relacionamento com as empresas e prestadoras de serviços de uma forma geral. Por isso, pode ser muito interessante começar a ter contas no nome do cliente. Somente desta forma os bancos de dados que são utilizados para definir o histórico financeiro vão começar a ser municiados com os dados para começar a ter este histórico definido.

Mantenha os pagamentos em dia

Um dos grandes diferenciais do score em relação ao sistema antigo, que levava em consideração apenas se a pessoa tinha alguma dívida em seu nome ou não, é justamente captar as nuances do comportamento do consumidor, para municiar com mais informações e as empresas no momento em que elas avaliam as opções de crédito. Por isso, além de não ser considerado como um inadimplente, é muito importante que as pessoas mantenham um histórico de pagamentos em dia, tanto de contas feitas em bancos e instituições financeiras de uma forma geral como as contas de consumo do dia a dia, como água, luz, etc.

Reduza a quantidade de contas acumuladas

Os sistemas também avaliam os riscos que os consumidores acabam assumindo ao ter uma grande quantidade de contas que se aproxima da sua capacidade de pagamento. Para isso, são cruzados os dados de diversas fontes, incluindo informações bancárias, caso o consumidor autorize este procedimento. Por isso, para aumentar o score pode ser interessante tentar reduzir a quantidade de contas que foram assumidas, como parcelamentos e financiamentos mais longos. A quantidade de empréstimos que as pessoas possuem, especialmente os consignados, também interferem na pontuação.

Mantenha os dados atualizados

É importante também que o consumidor mantenha sempre os seus dados atualizados junto aos órgãos de proteção ao crédito. Especialmente em relação as rendas que as pessoas acabam tendo. É muito importante informar sempre que houver um aumento, por exemplo, para que o sistema entenda que a capacidade de pagamento da pessoa aumentou.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.