Seguro de vida: entenda o que é e como funciona

Aprenda os tipos de coberturas que são previstas neste tipo de seguro.

Publicado em 09/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O seguro de vida é um dos tipos de apólices mais comuns dentro do segmento de apólices. Também é considerado como um dos mais tradicionais, sendo vendidos em diversos países há muitas décadas. Diferentemente de outras apólices, este seguro acaba tendo um beneficiário diferente daquele que normalmente realiza o pagamento dos prêmios.

Seguro de vida: entenda o que é e como funciona

Entenda melhor o que é o seguro de vida, como ele funciona e se realmente vale a pena investir.

O que é o seguro de vida?

Anúncios

Este é um seguro cuja cobertura é feita sobre a própria vida e saúde do segurado, diferentemente de outros seguros que são feitos para cobrir um determinado bem, como um carro ou um imóvel. O objetivo é fornecer uma determinada cobertura para a família do segurado em casos de morte ou então diante de outros problemas de saúde que podem afetar a capacidade de trabalho do segurado.

Como funciona o seguro de vida?

Este tipo de seguro funciona mediante o contrato e o pagamento dos chamados prêmios, que basicamente são as mensalidades, ou pagamentos feitos em outras periodicidades, para a seguradora, que em troca se compromete com o pagamento de uma determinada indenização para os familiares, ou beneficiários, em casos como falecimento ou invalidez.

O seguro de vida é um tipo de apólice que possui registro dentro dos órgãos que regulam o setor no Brasi, e podem ser comercializados apenas pelas empresas que possuem estas autorizações de forma específica.

Tipos de seguro de vida

Anúncios

Existem diferentes tipos de seguros de vida que podem ser encontrados no mercado, sendo que cada seguradora acaba tendo uma certa liberdade para montar o pacote de coberturas mais interessante para os seus clientes. Mas existem alguns tipos que acabam sendo os mais comuns:

Seguro de vida individual: este seguro abrange exclusivamente uma pessoa como titular. Em caso de eventualidades, as compensações podem ser acionadas;

Seguro de vida familiar: esta modalidade estende a proteção para o cônjuge, filhos e outros membros da família. Além do titular, esses familiares são incluídos na cobertura do seguro.

Seguro de vida resgatável: similar ao seguro de vida convencional, este tipo permite ao titular escolher um período de pagamento do seguro. Ao término desse prazo, é possível resgatar o valor acumulado ao longo dos anos;

Seguro de vida em grupo ou empresarial: geralmente adquirido por empresas para oferecer aos seus funcionários, este seguro de vida é destinado a um conjunto de indivíduos;

Seguro de vida tradicional: este é um dos tipos mais conhecidos, oferecendo cobertura para qualquer eventualidade que resulte na perda de vida do segurado.

Quanto custa ter um seguro de vida?

Os valores dos prêmios acabam variando bastante, sendo que um dos principais fatores acaba sendo o valor da indenização que está previsto para pagamento em casos de acionamento do mesmo pelos beneficiários.

Essa acaba sendo uma informação bem importante, pois os seguros de vida acabaram se tornando produtos comercializados de uma forma mais fácil e rápida pelas empresas, muitas vezes cobrando valores baixos e atrelando a outros serviços, como os bancos que oferecem estes seguros para os clientes junto com algumas outras vantagens.

Mas nem sempre o valor da indenização acaba sendo considerado interessante para cobrir os gastos que uma família teria a partir do momento que o seu principal provedor deixasse de estar ali trabalhando, por exemplo. Por isso, seguros que possuem valores de prêmio muito baixos normalmente acabam tendo indenizações pequenas.

Como fazer seguro de vida?

O procedimento é muito simples, inclusive bem mais do que outros seguros que exigem uma série de documentos e também algumas inspeções. As pessoas basicamente declaram alguns dados pessoais, indicam os beneficiários, assinam a apólice e começam a fazer os devidos pagamentos.

Hoje em dia praticamente todos os bancos oferecem estes seguros para os seus clientes, inclusive com diversas opções de que podem ser contratadas pela internet.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.