Seguro para smartphones: Saiba se vale a pena fazer a apólice.

Serviço oferece coberturas que protegem o aparelho de determinadas situações.

Publicado em 06/05/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Um tipo de apólice de seguro que tem se tornado bastante popular no mercado é destinado aos smartpthones. Este é um aparelho que se tornou muito importante na vida dos usuários pelos mais variados motivos. Mais do que um dispositivo utilizado para comunicação ou para diversão, diversas funcionalidades e facilidades estão sendo desenvolvidas e criadas especificamente para os celulares.

Seguro para smartphones: Saiba se vale a pena fazer a apólice.

Um bom exemplo é vasta gama de serviços financeiros utilizados pelas pessoas no dia a dia e que agora estão concentrados no telefone. Os aplicativos de bancos acabaram se tornando a forma padrão de acesso para os usuários, muito mais que os home bankings, por exemplo, acessados pela internet através dos navegadores.

Anúncios

Determinadas operações, inclusive, exigem o smartphone. Muitos bancos contam com dispositivos de segurança que dependem do telefone para que eles possam ser acessados e desbloqueados. Também existem as configurações de casa inteligente, com o smartphone se tornando o centro de controle de diversos dispositivos eletrônicos.

Diante de tudo isso, ficar sem smartphone pode realmente se tornar um grande incomodo para as pessoas no dia a dia. Além dos riscos do telefone estragar, também existe sempre a preocupação da pessoa acabar sendo assaltada e perder o seu telefone para um ladrão, o que acaba se tornando um prejuízo financeiro.

Os seguros foram criados justamente para oferecer uma cobertura que pode ajudar os usuários a não ficarem sem telefone ou ainda conseguirem ter dinheiro para comprar outro mais rapidamente.

O que é o seguro para smartphone?

Anúncios

Essa é uma apólice ofertada no mercado que oferece coberturas específicas para os telefones. Hoje em dia os smartphones estão se tornando cada vez mais potentes e caros. Ao mesmo tempo, são dispositivos que as pessoas carregam consigo o tempo inteiro, o que faz com que exista um aumento potencial nos riscos.

As apólices podem ser encontradas nos mais variados formatos, sendo que elas acabam variando e acordo com as coberturas ofertadas.

Quais são as coberturas oferecidas nos seguros para smartphone?

Cobertura contra roubo e furto qualificado

Essa é a cobertura que permite com que as pessoas recebam parte do valor do seu dispositivo de volta sempre que ela sofrer roubo ou furto qualificado. Mas, na maioria dos casos, o sinistro deve acontecer mediante ameaça, o que acaba caracterizando um dos crimes. Perdas e furtos simples geralmente acabam não sendo cobertos. Para conseguir encaminhar este tipo de cobertura, as pessoas precisam registrar um Boletim de Ocorrência e seguir os trâmites exigidos pela seguradora.

Cobertura contra quebra acidental

Já essa acaba sendo uma cobertura oferecida para os incidentes que envolvem quebra do telefone. As coberturas geralmente acabam definindo os incidentes que dão o direito ao ressarcimento, como quedas, derramamentos, curtos, dentre outros. Para este tipo de cobertura, geralmente o telefone passa por uma perícia técnica, que deve constatar que a causa não foi em virtude de algum tipo de imperícia do usuário.

O que não é coberto nos seguros de smartphone?

Existem alguns itens que acabam não entrando nas apólices de cobertura desta natureza. Eles acabaram sendo padronizados, por isso independem da seguradora. Dentre os que mais se destacam estão:

  • furto simples: se você esquecer o celular em algum lugar e alguém furtar o aparelho;
  • quedas e danos não acidentais: por exemplo, se o celular caiu no chão porque você jogou ele para alguém pegar;
  • aparelho confiscado: se o aparelho foi retido por autoridade policial ou outra que tenha poderes para isso, o seguro não faz a reposição;
  • danos causados por falhas ou defeitos: aqui, a responsabilidade é do fabricante;
  • danos que decorrem do uso contínuo e natural do aparelho.

Cuidados na hora de comprar um seguro de smartphone

Verifique o valor da franquia – Antes de mais nada, fique atento ao valor da franquia, sendo que isso é uma prática do mercado de seguros presente em todos as apólices. É um valor que a pessoa terá que pagar como parte do ressarcimento. Nos reparos, este valor terá que se desembolsado pelo segurado. No caso dos ressarcimentos, o valor será descontado.

Confirme a carência - Geralmente cada cobertura adquirida na apólice acaba tendo um tempo de carência definido no contrato. Ela deverá ser observada para que o segurado saiba exatamente a partir de quando ele poderá utilizar aquele recurso.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.