Seguro pet vale a pena? Confira as principais coberturas ofertadas
Serviço visa cobrir mercado crescente de gastos com animais de estimação.
Com o aumento da presença de pets na casa dos brasileiros, sendo cães e gatos a escolha da grande maioria das pessoas, junto com o aumento na disponibilidade que as pessoas tem em gastar e investir nos seus bichinhos de estimação, novos serviços passaram a ser oferecidos com o objetivo de fazer com que as pessoas obtenham mais conforto e segurança ao lidar com estes integrantes da família.
Por exemplo, a grande maioria das famílias conseguem se adaptar facilmente às necessidades dos pets em relação aos cuidados do dia a dia. Mas nem sempre elas conseguem lidar bem com as situações de emergência que surgem em relação aos bichinhos de estimação. Quando eles ficam doentes, por exemplo, nem sempre as pessoas acabam tendo recursos disponíveis para pagamento dos honorários de veterinários, compra de medicamentos, cobertura de despesas hospitalares, etc.
Pensando em oferecer uma cobertura também para os animais de estimação, começaram a surgir diversas empresas que atuam na oferta de seguros e plenos de saúde focados nos pets, especialmente cães e gatos.
O que é o seguro pet?
De uma forma geral, o seguro focado nos pets acaba oferecendo basicamente dois conjuntos de coberturas. O plano de saúde pet é um desses serviços, e possui como principal objetivo oferecer uma cobertura médica para os casos em que os animais de estimação ficam doentes ou acabam tendo que se utilizar de serviços mais caros, como cirurgias ou diárias em clínicas e hospitais.
Além disso, eles também oferecem a cobertura de seguro propriamente dita. Neste caso, o seguro funciona da mesma forma como o seguro de vida funciona com os humanos. Em caso de determinados acidentes ou morte, o dono do animal acaba ou sendo ressarcido em dinheiro ou então tendo acesso a determinados serviços específicos neste caso, como sepultamento, cremação, dentre outros.
Principais coberturas oferecidas no seguro pet
Rede de atendimento
Da mesma forma como um plano de saúde, o seguro pet normalmente conta com uma rede de atendimento de clínicas e hospitais que oferecem consultas, exames, procedimentos e atendimentos de urgência. Dependendo do tipo de seguro, o cliente precisa pagar uma taxa para cada serviço, mas menor que seria com o atendimento particular. Além disso, em determinados casos o plano permite que o segurado seja ressarcido, caso utilize os serviços da rede que não é diretamente conveniada.
Atendimento domiciliar
Essa é a cobertura que permite com que os segurados acionem o atendimento domiciliar para os seus pets, que podem acabar sendo realizados diretamente na residência do animal. Neste caso, as consultas podem ser feitas no local e também alguns procedimentos mais simples. Caso o pet tenha que ser deslocado para um ponto de atendimento físico, a cobertura também costuma oferecer o transporte, de acordo com as características de cada pet.
Descontos e produtos
Os segurados normalmente contam com uma rede de parceiros que oferecem descontos e condições especiais na compra de determinados itens e produtos para os seus pets. Estes descontos podem ser ofertados em medicamentos, alimentação e itens de uma forma geral, dependendo das lojas parceiras do plano contratado. Esta é uma cobertura que costuma ser utilizada mais frequentemente e pode realmente valer a pena.
Chip
Alguns seguros também cobrem o procedimento de implante de chip nos animais de estimação, sendo este muito recomendado. O sistema permite com que os animais estejam devidamente identificados com os seus dados e também com as informações dos donos. Desta forma, acaba ficando mais fácil de localizar os animais de estimação caso eles se percam.
Nutricionista
Cuidar da alimentação dos pets também é um dos objetivos dos seguros, uma vez que isso pode ajudar a prevenir doenças mais graves. Muitos seguros oferecem serviço de nutrição, com orientações sobre as melhores práticas alimentares de acordo com as características de cada animal de estimação.
Vale a pena contratar seguro de pet?
Essa é uma informação que sempre vai depender de uma análise própria de cada dono de pet. De uma forma geral, estes planos costumam ter valores acessíveis e podem ajudar a prevenir situações mais graves que podem acontecer com os animais de estimação. Mas sempre dependem das coberturas, da rede de atendimento e de quanto as pessoas vão de fato utilizar os serviços.