Senado quer criar estacionamento gratuito para idosos e pessoas com deficiência. Saiba mais.
Entenda como pode funcionar este novo projeto para facilitar a locomoção dessas pessoas.
O Senado Federal atualmente estuda uma proposta que pode ajudar as pessoas que precisam se locomover com seus veículos mas que ainda enfrentam dificuldades para conseguir lidar com determinados custos que acabam se tornando recorrentes em alguns casos. A ideia é criar vagas de estacionamento para determinados perfis de usuários dentro dos estacionamentos privados que já existem e que estão em operação.

O Projeto de Lei foi apresentado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e, neste momento, ainda aguarda despacho para as comissões temáticas. De acordo com o senador, a cobrança pelo serviço acaba impondo uma barreira para a participação de determinados grupos na sociedade de uma forma geral.
“Longe de impor um ônus injusto aos estabelecimentos comerciais privados, o oferecimento de estacionamento gratuito apenas começa a compartilhar um pouco o custo da inclusão”, defende o senador. A ideia seria que as reservas de vagas fossem aproveitadas pelas pessoas com algum tipo de deficiência e que fosse de baixa renda, além dos idosos.
A proposta especifica melhor as regras para utilização deste benefício. Para usufruir, é preciso que o idoso ou PCD tenha renda familiar de até um salário mínimo per capita. O salário mínimo corresponde a R$ 1.302 desde janeiro de 2023. Além das limitações de tempo e de renda, a gratuidade só será obrigatória para 10% das vagas. Caso o estacionamento tenha menos de 10 vagas, ao menos uma deve ser sem custo.
Para as empresas que operam neste segmento, a determinação teria validade para os estacionamentos considerados como abertos ao público. Se a empresa não tiver estacionamento próprio, mas disponibilizar o serviço aos clientes mediante convênio, também deve observar as regras.
Enquanto o projeto ainda não segue adiante nos trâmites para que ele possa ser aprovado, confira algumas dicas para conseguir economizar dinheiro com estacionamento:
Abuse da carona
Uma das melhores formas de economizar com o valor do estacionamento é realmente aproveitar um sistema de caronas que pode ser feito com amigos, vizinhos e colegas de trabalho que também precisam usufruir do mesmo tipo de serviço. Mas a ideia é dividir os custos, o que torna vantajoso para todo mundo, e não apenas aproveitar a carona sem restituir nenhum valor para quem precisa arcar com estas taxas. Além disso, as caronas também podem acabar se tornando interessantes para quem deseja economizar com o combustível.
Utilize promoções e cupons
O segmento de estacionamentos funciona como qualquer outro segmento comercial. Mesmo que algumas empresas acabam tendo um determinado monopólio ou ainda não fazendo nenhum esforço adicional aquele de ter um espaço de estacionamento em um lugar movimentado, existem muitos estacionamentos que promovem as mais variadas promoções visando fidelizar o cliente. Existem cupons também que podem ser encontrados em parceria com outros serviços.
Pesquisa diferentes opções
Muitas vezes as pessoas que estão procurando por um estacionamento nem sempre fazem as devidas pesquisas com o objetivo de encontrar o estacionamento mais barato. Muitas vezes apenas alguns quarteirões de caminhada podem acabar fazendo uma boa diferença, especialmente quando estamos falando de locais muito movimentados, como aeroportos, rodoviárias e shoppings.
Avalie os planos de mensalista
Caso o estacionamento seja utilizado em pontos nos quais as pessoas precisam ir todos os dias, pode ser interessante avaliar se tonar um plano de mensalista. E isso nem sempre precisa ser feito apenas em casos nos quais as pessoas trabalham em um determinado ponto. Pode ser feito também quando as pessoas terão que ir para o mesmo local durante um tempo específico, como um hospital ou algum curso. Na maioria dos casos as vagas de mensalistas costumam oferecer um bom desconto quando comparado com as diárias, e não exigem que as pessoas fiquem o tempo específico.
Trocar de veículo
Em determinadas situações, quando as pessoas realmente estão focadas na economia do dia a dia, pode ser interessante avaliar a troca por um veículo mais econômico, como as motos. Além de conseguir pagar menos dinheiro com o combustível, na maioria dos casos também é possível economizar dinheiro com estacionamento, já que as locais para deixar a moto são mais fáceis de encontrar nas grandes cidades.