Serasa afirma que metade dos brasileiros sofreu fraude em 2024. Saiba como se proteger
Mais da metade dos entrevistados afirma que sofreu prejuízo financeiro.
De acordo com informações que foram divulgadas recentemente pelo Serasa, mais da metade dos brasileiros acabou se dizendo vítima de alguma fraude ao longo do ano de 2025. Os dados fazem parte do Relatório de Identidade e Fraude 2025, feito pela própria empresa.

A grande maioria das pessoas acabou sofrendo golpe envolvendo cartões de crédito. Na sequência, foram os golpes que envolviam o recebimento de pagamento de boletos falsos ou transações fraudulentas via Pix e phishing, emails ou mensagens fraudulentas que envolvem o roubo de dados.
Nessa pesquisa feita, também se constatou que boa parte das pessoas acabou, de fato, sofrendo prejuízo financeiro a partir desses golpes. A maior parte das pessoas teve prejuízo entre R$ 100 e R$ 1 mil.
A pesquisa foi feita através de uma metodologia que envolveu a entrevista de consumidores através de amostragem. Fez parte dessa pesquisa um total de 877 pessoas entre 18 e 65 pessoas do Brasil, de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 3,4% para mais ou para menos.
Como grande parte desses golpes acaba envolvendo justamente o acesso indevido aos dados das pessoas consumidoras de uma forma geral, o que abre as portas para uma série de outras situações, confira aqui algumas dicas essenciais que poderão ajudar a prevenir esse tipo de situação, especialmente na web.
Mantenha sempre senhas fortes e únicas
Antes de mais nada, é muito importante criar senhas que sejam consideradas fortes e únicas para os mais variados serviços, mas especialmente para aqueles que são considerados fundamentais, como e-mails, aplicativos de bancos e qualquer outro site que tenha informações consideradas sensíveis.
Apesar de grande parte dos usuários sofrer para conseguir gravar uma série de senhas diferentes, é muito importante que isso seja feito. Existem aplicativos e softwares de gerenciamento de senhas que podem ajudar os usuários nesse aspecto.
Ative a autenticação de dois fatores
Atualmente grande parte dos serviços da web que guardam dados sensíveis dos usuários possuem uma tecnologia chamada de autenticação de dois fatores. Ela utiliza aplicativos externos para gerar códigos complementares que são solicitados sempre que o sistema identifica algum tipo de acesso novo, seja em um dispositivo que está sendo utilizado pela primeira vez ou algum outro acesso que pode ser considerado fora do padrão.
Um dos aplicativos mais utilizados para esse tipo de acesso é o Google Authenticator, que pode ser instalado em qualquer smartphone.
Cuidado ao abrir e-mails e mensagens desconhecidas
Grande parte dos golpes virtuais acabam acontecendo a partir do envio de mensagens eletrônicas para os usuários com links e outros tipos de arquivos que podem contar códigos maliciosos. Essa acaba sendo uma das formas que os bandidos conseguem acessar os computadores e smartphones dos usuários, posteriormente abrindo as portas para o acesso aos dados sensíveis.
Desconfie sempre de mensagens com os temas "atualize seu cadastro" ou "você ganhou um cartão de crédito". Não clique nos links e não baixe/abra os arquivos em anexo.
Não compartilhe informações fora de ambientes seguros
Outro cuidado que as pessoas precisam tomar é com relação ao compartilhamento de dados e informações fora dos ambientes que são considerados como seguros para esse tipo de operação, que são justamente aqueles protegidos por senhas.
Evite publicar qualquer tipo de informação pessoal em redes sociais, por exemplo, mesmo que esteja em um perfil privado. Existe uma grande dificuldade de manter o controle das informações depois que elas são publicadas, e a partir de pequenas frações de dados muitos bandidos conseguem buscar mais informações para viabilizar o golpe.
Compre somente em lojas confiáveis
Um dos grandes perigos das compras online é justamente quando as pessoas se deparam com ofertas e condições muito interessantes, mas que levam a uma determinada loja que acaba sendo completamente desconhecida. Mesmo aquelas que não são criadas com o objetivo de aplicar golpes, elas podem não tomar os devidos cuidados com sua segurança e expor os dados dos seus clientes.
Sobre a loja, procure sempre informações sobre o estabelecimento em fontes externas, incluindo redes sociais e afins. Além disso, sites que registram reclamações podem sempre ser boas fontes. E mesmo para as lojas conhecidas, é importante verificar se existem os selos de segurança, que podem ser reconhecidos através dos cadeados que aparecem no navegador, para verificar se aquele, de fato, é um ambiente seguro.
Mantenha dispositivos sempre atualizados
É muito importante também que os usuários se preocupem sempre com os seus dispositivos utilizados para os mais variados acessos, incluindo smartphones e computadores. Hoje em dia, os telefones acabam sendo utilizados de uma forma muito frequente para as mais variadas situações, e eles devem estar sempre com o seu sistema operacional atualizado. O mesmo vale para os computadores.
O sistema atualizado indica que, os usuários estão protegidos contra grande parte das ameaças virtuais conhecidas.