Serviços de streaming: Saiba como economizar nas assinaturas.

Consumidores devem ficar atentos para grande quantidade de opções disponíveis.

Publicado em 25/02/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os serviços de streaming se tornaram uma das formas mais populares, hoje em dia, para o consumo de conteúdo de mídia, especialmente audiovisual. Quando eles começaram a surgir, muitos consumidores acabaram se sentindo aliviados, pois eles poderiam finalmente se ver livre dos planos de televisão por assinatura, que sempre foram considerados muito caros, pagando muito menos por um conteúdo que poderia ser assistido quando o usuário quisesse.

Serviços de streaming: Saiba como economizar nas assinaturas.

Alguns anos depois, a realidade que temos nos dias de hoje acaba sendo um pouco diferente da imaginada. Ao invés de termos um ou dois grandes serviços de streaming, surgiram dezenas de possibilidades, cada um com seu conteúdo. O que antes, em termos de programação, os usuários tinham um pacote de televisão por assinatura agora está distribuído entre empresas diferentes.

Anúncios

E isso fez com que as pessoas acabassem comprometendo uma quantia significativa dos seus rendimentos apenas para pagar os mais variados streamings que estão disponíveis, sendo que, em muitos casos, os usuários estão pagando até mais do que pagavam anteriormente com os pacotes de televisão por assinatura.

Para quem está preocupado, confira algumas dicas para retomar o controle e conseguir economizar um pouco com o streaming.

Faça uma boa avaliação do conteúdo das plataformas

Antes de mais nada, o cenário atual pede que as pessoas parem um pouco a sua rotina atribulada e se dedique para entender quais são os conteúdos oferecidos em cada uma das plataformas disponíveis. Mais do que simplesmente assinar por impulso para assistir a uma determinada série, é muito importante entender o que está sendo disponibilizado ali.

Anúncios

Existem plataformas que investem pesado em conteúdo próprio, como é o caso da Netlix. Já existem outras que acabam tendo como forte a distribuição de alguns conteúdos de estúdios um pouco mais independentes, como é o caso do Mubi. Essas são informações relevantes que vão ajudar na escolha.

Não se apegue

Uma das grandes vantagens deste topo de serviço de streaming está no fato de que as pessoas não estão presas em planos de assinatura que não podem ser cancelados em virtude de uma fidelidade, o que geralmente acontecia com os planos de televisão por assinatura. Mas o que realmente é estranho é que poucas pessoas conseguem utilizar este benefício, ficando presas em plataformas que, muitas vezes, não são acessadas. Portanto, não tenha piedade em cancelar sua assinatura caso perceber que não está utilizando um determinado serviço. E, caso tenha interesse, é só retomar a assinatura.

Avalie o tempo disponível

Com base na dica anterior, é interessante que as pessoas avaliem também qual é o seu tempo disponível para consumir conteúdo. Pode ser interessante focar em um ou dois serviços de streaming por vez. Também é comum que muitos acabam tendo hiatos de lançamento de novidades, o que pode ser interessante para intercalar entre ume outro, não acumulando muitas assinaturas apenas para ter.

Faça a assinatura anual

É realmente muito fá de um determinado serviço de streaming e não pretende deixar de assiná-lo tão cedo? Então pode ser uma boa investir nos planos anuais, que estão disponíveis em praticamente todas as plataformas e que geralmente oferecem descontos que representam, em média, um ou dois meses de assinatura no plano mensal. Mas é sempre importante lembrar que, caso opte por essa opção e mantenha a renovação automática, quando vender um ano o streaming será renovado automaticamente por mais um ano, o que geralmente provoca alguns mini-enfartos nos mais desavisados.

Procure por benefícios de parceiros

Existem algumas empresas parceiras que oferecem alguns descontos e planos bem interessantes na assinatura de determinados streamings. Um exemplo é o Mercado Livre, que oferece um programa de fidelidade que permite com que os clientes paguem um determinado valor para ter benefícios na plataforma e ganhem descontos na assinatura de serviços, como HBOMax e Disney Plus.

Divida a despesa

Por último e não menos importante, divida a despesa dos serviços de streaming com outras pessoas que também usam e que podem pagar. Mas, antes de tudo, é sempre importante verificar as regras de compartilhamento que cada streaming define. A Netflix, por exemplo, proíbe o compartilhamento de contas por pessoas que não residam na mesma casa.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.