Vai fazer concurso? Dicas para organizar as finanças e focar nos estudos
Confira alguns passos para adultos conseguirem focar sua vida nos preparos para as provas.
O concurso público acabou se tornando uma opção de carreira para muitos adultos. Mesmo com todas as mudanças que estão que começaram a ser promovidas nas últimas décadas, mas que se intensificaram nos últimos anos, com uma série de medidas que estão reduzindo a quantidade de vagas no poder público e também diminuindo as vantagens destes servidores, o segurança e estabilidade ainda são vantagens deste tipo de vaga.
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Governo Federal, foram autorizadas, na metade deste ano, a criação de novos certames para o preenchimento de mais de 4 mil vagas nos mais variados setores e para profissionais de diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação.
Os dados que foram divulgados referentes aos concursos que ainda devem ser feitos dão conta que existem necessidades de contratação de profissionais como administrador, analista, auditor fiscal e pesquisador e as vagas são para trabalhar em diferentes ministérios e outras instituições, como Fiocruz, Inmet, Inmetro e Inep.
Com estes novos dados que foram divulgados, este pode ser considerado como um bom ano para as pessoas interessadas em assumir vagas em concursos públicos, já que foram registradas abertura ou autorização para pelo menos 10 mil vagas, somente no âmbito federal. Além destes, também existem diversos concursos que estão sendo promovidos também nas esferas municipais e estaduais.
Com estes anúncios, a quantidade de pessoas que se dedicam aos estudos para se preparar para as provas deve aumentar consideravelmente. Em concursos mais concorridos, como costumam ser a maioria daqueles que são organizados a nível federal, costumam sair na frente os candidatos que começam a se preparar com uma certa antecedência, sendo que muitos começam a estudar antes mesmo do edital oficial ser divulgado.
Mas para quem já está em uma vida adulta e está inserido na parcela da grande maioria da população brasileira, ou seja, que precisa trabalhar todos os dias para sobreviver, este período de preparo de estudos costuma ser um grande desafio. Afinal de contas, realmente não é nada fácil parar a vida e estudar apenas.
Mas sempre existem algumas coisas que podem ser feitas e que podem ajudar bastante os interessados em realmente garantir a sua vaga em concurso. Confira algumas dicas:
Entenda mais sobre o funcionamento dos concursos
Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas entendam de fato como funciona o mundo dos concursos. Existem diversas possibilidades que podem ser levadas em consideração por quem deseja se tornar um funcionário público. Uma boa maneira de começar, por exemplo, é fazendo concursos para pequenas cidades, se a pessoa tiver disponibilidade para se mudar.
Também é preciso avaliar melhor as reais possibilidades de concursos que de fato vão acontecer, além de levar em consideração também os prazos que as instituições que fazem as provas levam para efetivar a contratação.
Guarde dinheiro
Para iniciar um planejamento sério de preparação para concursos públicos, é muito importante que as pessoas tenham reservas financeiras que permitam com que elas, por exemplo, consigam tirar um tempo do trabalho ou até mesmo pedir demissão para se focar nos estudos para um determinado concurso.
Além disso, também é importante garantir o dinheiro que vai permitir com que elas de fato façam o concurso. As inscrições, por exemplo, costumam pesar no bolso para as vagas melhores remuneradas. O dinheiro também poderá ser necessário para o pagamento de apostilas, cursos preparatórios, etc.
Reduza os gastos
Uma boa forma de guardar dinheiro é reduzir os gastos de uma forma geral, especialmente aqueles que estão inseridos nas rotinas das contas do dia a dia. É uma medida muito importante tanto durante o período de estudos e preparos para os concursos como também para o momento em que a pessoa for aprovada e elas acabam tendo que esperar até serem chamadas.
Faça um investimento
Também pode ser interessante se preparar financeiramente fazendo um investimento. Mas, neste caso, é importante sempre fazer um investimento seguro e que tenha liquidez, pois estes permitem que as pessoas tenham acesso mais rapidamente aos valores que vão sendo necessários durante a fase de preparação para o concurso.