Vai fazer feira? Confira dicas para economizar e fazer a compra render

Saiba como economizar dinheiro com alimentação e evitar gastos desnecessários.

Publicado em 11/07/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A alimentação representa uma boa parte do orçamento das pessoas e das famílias brasileiras. Esse segmento ganha ainda mais peso quando as pessoas pertencem às classes mais baixas, uma vez que enfrentam dificuldades com os preços dos alimentos, que são iguais para todos.

Vai fazer feira? Confira dicas para economizar e fazer a compra render
Créditos: Divulgação

Em muitos casos, essas pessoas também estão inseridas em núcleos familiares com um maior número de indivíduos. Portanto, os responsáveis pelo sustento de todos precisam gastar mais dinheiro justamente para garantir que todos consigam se alimentar de forma minimamente adequada.

Anúncios

Cabe a esses adultos tomarem as decisões e encontrarem alternativas para fazer o dinheiro render mais, especialmente na alimentação. E uma das estratégias mais comuns é fazer a tradicional feira.

As feiras livres e abertas normalmente são espaços onde as pessoas conseguem comprar alimentos naturais como frutas, verduras e legumes com preços muito mais acessíveis, já que a venda acontece diretamente pelo produtor.

Outro benefício das feiras é que, na grande maioria dos casos, as pessoas conseguem ter acesso a alimentos com muito mais qualidade, justamente por cortar o caminho da cadeia de suprimentos que abastece os grandes mercados e estabelecimentos comerciais.

Anúncios

Para quem está querendo começar a fazer feira, ou para as pessoas que já costumam frequentar esses espaços, confira algumas dicas interessantes que podem ampliar a economia.

Dicas para economizar na feira

Crie um menu da semana e faça uma lista

Assim como nos supermercados e demais estabelecimentos que vendem os mais variados alimentos, a feira também conta com muita variedade de opções. E, hoje em dia, muitos aproveitam o espaço para vender também outros tipos de alimentos. Por isso, para que o orçamento não aperte, é muito importante focar no que realmente será utilizado.

Para isso, uma boa dica é criar um cardápio, que pode ser da semana ou da quinzena, com todas as refeições que serão preparadas. A partir do menu, as pessoas podem criar uma lista com todos os itens que serão necessários para que os pratos sejam feitos. Isso impede que as pessoas percam tempo e dinheiro com supérfluos.

Passe primeiro por toda a feira e compare os preços

Por mais que a feira seja um espaço destinado aos pequenos produtores que vendem seus produtos diretamente aos clientes, pode ser que existam variações significativas nos preços. Afinal de contas, nem todo mundo tem a mesma estrutura ou aplica a mesma política de lucro.

Por isso, uma dica que sempre vale a pena é, antes de sair comprando as coisas, passar por toda a feira e ir identificando as bancas que podem estar oferecendo as melhores oportunidades em relação aos preços. Caso os valores não estejam visíveis, pode ser interessante ir perguntando e comparando.

Lembrando que, apesar do foco ser a economia, é muito importante verificar a qualidade dos alimentos que estão sendo oferecidos, pois nada adianta investir no mais barato se eles estiverem com uma aparência de que vão estragar em breve.

Cuidado com as compras em grandes quantidades

Outra característica dos alimentos que normalmente são vendidos nas feiras é o fato de que eles geralmente têm um prazo de validade muito menor do que os itens que compramos nos supermercados. Mesmo quando comparado com outros itens naturais, muitos produtos vendidos na rede tradicional comercial recebem o acréscimo de produtos que atuam justamente para aumentar sua validade.

Portanto, é muito importante tomar cuidado com as compras em grandes quantidades, mesmo que as pessoas estejam diante de uma promoção muito boa. De nada adianta pagar mais barato e acabar colocando uma boa quantidade de comida no lixo.

Prefira sempre os produtos da estação

Mesmo que a agricultura e as demais atividades diretamente envolvidas na produção dos alimentos naturais estejam cada vez mais modernas e sofisticadas, essa produção ainda depende muito das condições externas, como o clima. Portanto, as estações ainda são predominantes na safra de muitos alimentos que as pessoas consomem todos os dias.

Por isso, hoje em dia, é muito difícil termos o desabastecimento de qualquer tipo de produto ao longo do ano, com exceção de alguma crise específica. Mas eles se tornam mais caros quando estão fora de sua época. Portanto, para economizar, a dica sempre deve ser focar nos produtos da estação.

Prefira a compra a granel

As feiras também podem trazer oportunidades de compra de determinados itens que normalmente as pessoas compram em supermercados, em pacotes, tais como arroz, feijão, castanhas, sementes, etc.

Nas feiras, pode ser que as pessoas encontrem esses mesmos itens sendo vendidos a granel, com um preço realmente mais em conta.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.