Vai fazer o pix? Confira dicas essenciais para manter a segurança da operação.

Saiba como evitar golpes com essa forma de pagamento.

Publicado em 05/04/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O pix ainda é considerado como uma forma de pagamento recente quando comparada com todos os outros serviços relacionados a transferência financeira que existe no Brasil, sendo que ele ainda não fez nem dois anos. Mas podemos afirmar que essa acabou se tornando uma das soluções tecnológicas que mais impactou o mundo das finanças no país, mudando completamente a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro.

Vai fazer o pix? Confira dicas essenciais para manter a segurança da operação.

Rapidamente o pix se tornou algo muito difundido entre os brasileiros, de uma forma muito mais rápida do que outras soluções que também causaram este tipo de impacto, como as contas digitais ou até mesmo o cartão de débito, que custou a se tornar uma forma efetiva de pagamento ao invés do dinheiro físico.

Anúncios

Com o pix, a quantidade de dinheiro físico que está, de fato, circulando no mercado é muito menor do que há alguns anos atrás, uma vez que as pessoas acabam fazendo as transferências de uma forma eletrônica. E algo que ajudou a consolidar o pix também é a sua confiabilidade em termos de funcionamento, uma vez que foram raros e muito pontuais os problemas identificados no sistema de transferência de uma forma geral.

Mas, como toda solução baseada em tecnologia, não demorou muito para surgirem os primeiros golpes envolvendo o pix. E, nos últimos meses, estão sendo registradas formas ainda mais criativas dos golpistas conseguirem colocar as mãos no dinheiro das pessoas utilizando essa forma de transferência.

Por isso, é sempre muito importante entender de fato como o pix funciona e conferir algumas dicas importantes para evitar cair em golpes:

Configure o limite do seu Pix

Anúncios

Uma das primeiras coisas que as pessoas devem fazer no momento em que começa a utilizar o pix é configurar o limite de transferência. Essa é uma opção que está disponível em praticamente todos os bancos que oferecem este tipo de transferência. Muitas instituições permitem com que os usuários escolham não apenas o limite geral de transferência, como também defina limites específicos para cada contato. Também é possível ainda definir determinados limites que valem para horários específicos do dia, como o período da noite ou da madrugada.

Não mantenha senhas anotadas

Realmente a grande quantidade de senhas que as pessoas precisam lembrar nos dias de hoje pode se tornar um problema, especialmente para as pessoas mais velhas, que além de já ter mais dificuldade para lembrar das coisas ainda tem a desvantagem de não ter sido criada em um ambiente digital propriamente dito. Mas é muito importante evitar um velho hábito que as pessoas acabam tendo de manter as senhas anotadas sempre com eles, que inclusive acabam guardando as mesmas junto com o telefone.

Não utilize as mesmas senhas para os diferentes serviços

Além disso, também é muito importante que as pessoas não utilizem as mesmas senhas para os diferentes serviços bancários. Geralmente os bancos solicitam senhas especificas para entrar no app e outras para a realização de determinados tipos de transferências, como o Pix. É importante que sejam senhas diferentes, para aumentar as dificuldades caso alguma pessoa acabe tendo conhecimento de uma senhas. Também é sempre importante ativar formas de acesso como a leitura de digital ou de reconhecimento facial, caso o smartphone e o banco ofereçam este tipo de recurso.

Não acesse links ou leia QR Codes enviados por desconhecidos

Uma das formas de pagamento por Pix é o acesso a determinados links que podem ser gerados ou ainda a leitura de um QR Code. Mas, neste caso, as pessoas podem acabar enviando dinheiro para a pessoa ou para a empresa errada. Portanto, é sempre muito importante utilizar essas formas de pagamento somente quando a pessoa tem certeza da sua origem. E, no momento da transferência, antes da confirmação, é fundamental conferir se todas as informações que aparecem na identificação da conta que vai receber o dinheiro são as mesmas do destinatário de fato.

Cuidado com os comprovantes

Para quem precisa receber um determinado pagamento por Pix, cuidado com os comprovantes. Hoje em dia é muito fácil forjar um documento destes. Como o Pix é uma transação que acontece no mesmo instante, é fundamental que a pessoa confira se o dinheiro realmente caiu na sua conta para confirmar o pagamento.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.