Vale-gás vai continuar sendo pago em 2024? Entenda como será mantido o programa.
Benefício criado pelo governo federal ajuda a pagar o valor do botijão.
O benefício criado pelo governo federal chamado popularmente como vale-gás, mas que legalmente é chamado Auxílio Gás, foi pago ao longo de boa parte deste ano de 2023, mesmo diante das incertezas que acabaram se abatendo diante a troca do governo. E muitos beneficiários querem saber se o benefício vai continuar sendo pago pelo governo nos próximos meses.
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo próprio governo, este é mais um benefício que está incluso no pacote de vantagens oferecidas para os mais carentes que deve continuar sendo mantido para o ano de 2024. Uma medida assinada recentemente garante o pagamento pelo menos até o ano de 2026.
Quem pode receber o vale-gás?
Segundo à medida que foi assinada pelo governo, não existe a previsão de mudanças nas regras referentes a forma como este pagamento vai sendo liberado para as pessoas. Portanto, os beneficiários devem acabar sendo mantidos para os próximos pagamentos, sendo que um dos principais critérios é que eles sejam inscritos no CadÚnico.
Além disso, os beneficiários também devem ter uma renda mensal familiar máxima de meio salário mínimo vigente por pessoa (R$ 660,00 em 2023); ou renda familiar total máxima de três salários mínimos. O benefício também acaba sendo pago somente para as pessoas que possuem algum outro benefício do governo, como BPC ou Bolsa Família, sendo que o benefício pode ser pago para qualquer integrante da família.
Como pedir o vale-gás?
Diferentemente de outros benefícios que o governo federal paga para as pessoas que possuem menos condições financeiras, o vale-gás não pode ser solicitado diretamente pelos interessados. Para começar a receber, as pessoas precisam estar devidamente inseridas nos critérios estipulados pelo governo federal. A partir do momento em que as pessoas que recebem outros benefícios e que estão dentro dos critérios o pagamento deve começar a ser feito automaticamente.
Para garantir que as pessoas realmente recebam estes valores, é sempre muito importante manter os dados todos devidamente atualizados.
Como receber o vale-gás?
Os pagamentos deste benefício acabam sendo feitos da mesma forma que os pagamentos dos demais benefícios nos quais existe um depósito de valores que podem acabar sendo resgatados e utilizados da forma que a pessoa desejar. Portanto, o dinheiro liberado pelo governo acaba sendo depositado na Poupança Social Digital da Caixa.
Vale ressaltar que as pessoas precisam ter atenção em relação a forma como estes pagamentos podem ser feitos. Diferentemente dos mais comuns que normalmente são pagos todos os meses, como é o caso do bolsa-família, o vale-gás acaba tendo um calendário de pagamento diferente, com o dinheiro sendo pago de dois em dois meses.
Como se inscrever para receber o vale-gás?
Para que as pessoas possam se inscrever para receber o benefício que ajuda na compra do botijão do gás a cada dois meses, o primeiro passo é realizar o cadastro no CadÚnico, caso a pessoa ainda não tenha feito este procedimento. O cadastro deve ser feito por todas as pessoas que tenham interesse em receber qualquer tipo de benefício do governo.
Essa inscrição deve ser feita pelo responsável pelo núcleo familiar de uma forma geral, que deve cadastrar todas as pessoas que fazem parte da sua família, junto com suas devidas informações relacionadas a renda, estado civil, ocupação, dentre outras. E a partir destes critérios é que as famílias acabam sendo enquadradas nos benefícios oferecidos pelo governo, incluindo o vale-gás.
Como saber se o vale-gás foi liberado?
Mesmo que não seja possível solicitar este benefício de forma direta, as pessoas que estão inscritas no CadÚnico podem conferir se elas acabaram sendo incluídas neste programa. As consultas podem ser feitas pela internet, através dos aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem. Além disso, os cidadãos ainda podem fazer uma consulta por telefone, ligando 111 para falar com a Caixa ou 121 para falar com o Ministério da Cidadania.
Qual o valor do vale-gás?
O valor é atualizado de tempos em tempos, sendo que normalmente o valor corresponde a média nacional cobrada por um botijão de gás a cada dois meses.