Vale-Refeição: Confira algumas dicas para fazer o benefício render
Saiba como economizar com os gastos de alimentação durante o expediente de trabalho.
Durante o expediente de trabalho, a grande maioria das pessoas acabam estando fora de casa, mesmo diante do cenário de home-office que se estabeleceu durante a pandemia mas que, em muitos casos, acabaram não se consolidando na medida em que a situação de saúde pública voltou a um estágio considerado como de normalidade.
Com isso, as pessoas passaram a passar grande parte do seu dia na rua, ou seja, fora de um ambiente caseiro. E isso faz com que as pessoas tenham que se alimentar na rua, o que quase sempre significa gastos adicionais quando comparado com as opções que as pessoas possuem em casa.
A situação pós-pandemia ainda trouxe um outro desafio além de tirar as pessoas das suas casas novamente. A crise econômica ainda ressoa e faz com que a inflação atinja especialmente os alimentos. Os preços aumentam dos produtos dos supermercados, e isso acaba tendo consequência direta dos valores cobrados nos restaurantes. Existem ainda outros gastos que também incidem na alimentação na rua, como gás, aluguel, etc.
De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileiras das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), o custo médio de uma refeição na rua atualmente no Brasil supera o valor de R$ 40. O problema que os valores oferecidos como benefício pelas empresas como Vale Alimentação não acompanham essa alta.
Segundo as informações que foram obtidas a partir de um levantamento feito por outra empresa que atua no segmento, a Sodexo, as empresas ampliaram nos últimos meses o valor médio pago como benefício nos cartões administrados pela companhia em 7,42%. Mas o valor segue sendo insuficiente. Na média, de acordo com as pesquisas da empresa, o benefício dura apenas 13 dias do mês.
Confira algumas dicas para tentar fazer com que o Vale Refeição dure um pouco mais:
Calcule um ticket médio diário
Mesmo que as empresas geralmente paguem um determinado valor diário, ele acaba sendo pago de uma única vez nos cartões de benefícios, o que faz com que ele tenha um saldo completo. Mas este valor pode acabar não sendo bem compreendido pelas pessoas. Portanto, o ideal é sempre manter em mente um valor que deve ser considerado como diário para os gastos. Para isso, divida o valor total recebido pela quantidade de dias úteis do mês, para saber quanto o trabalhador deveria gastar.
Escolha os locais dentro ou próximos do valor diário
É importante também que as pessoas escolham um local para refeição que cobre o que pode ficar mais próximo do Vale Alimentação recebido. Lembrando sempre que a ideia é que este benefício cubra os gastos de uma alimentação do dia a dia. O almoço não é o momento de ir em um restaurante mais caro, por exemplo. Também é importante conferir se não existem restaurantes que tenham parceria com a empresa n qual o funcionário trabalha.
Mantenha o foco no almoço
O ideal é manter o foco para utilizar o benefício apenas para custear os gastos de alimentação de um expediente de trabalho, que normalmente é a hora do almoço. Um dos hábitos que muitos brasileiros acabam tendo é o de realmente utilizar o benefício em outros momentos que não sejam aqueles específicos o do almoço. Também é importante evitar gastar este benefício com a compra de itens durante o expediente que não seja o do almoço.
Utilize os apps para monitorar
Também é sempre muito importante manter o monitoramento do saldo que está disponível no cartão de benefício. Hoje em dia praticamente todas as empresas oferecem para os seus usuários um aplicativo completo que permite o gerenciamento de todos os aspectos do cartão, incluindo o acompanhamento, em tempo real, do valor disponível no saldo e também todos os gastos que foram feitos utilizando aquela forma de pagamento.
Cuidado com as taxas de entrega
Hoje em dia é possível utilizar o cartão de benefícios do VA também para refeições que são solicitadas para entrega. Em alguns casos pode até mesmo ser que a pessoa consigam algumas promoções interessantes, mas é sempre importante ficar de olho em algumas taxas que acabam incidindo, como a de entrega.