Viagens mais baratas: 6 dicas fundamentais para comprar passagens mais baratas
Saiba como encontrar oportunidades na hora de adquirir seus bilhetes.
A passagem aérea costuma ser um dos custos que mais pesa no momento em que as pessoas decidem fazer uma viagem. Nos últimos anos os preços cobrados pelas companhias aéreas subiram consideravelmente. E como existem poucas opções, o mercado acaba se tornando mais restrito, o que faz com que não exista muita competição de preço, diferentemente do que acontece no segmento de hospedagem.
Mas existem algumas possibilidades interessantes que podem ser exploradas por quem deseja ir atrás de passagens aéreas, se utilizando especialmente das tecnologias e das informações que estão disponíveis na internet.
Compare os compradores
Nos últimos anos surgiram na internet uma grande quantidade de serviços que possuem como principal objetivo comparar preços de passagens que podem ser encontrados na internet. No começo eles apenas comparavam os valores que eram pesquisados diretamente nos sites das empresas, mas hoje em dia eles se tornaram muito mais complexos.
Essas empresas, em muitos casos, começaram a apresentar resultados diferentes entre si, pois muitas delas começaram a fechar acordos específicos com as companhias aéreas ou ainda com outros intermediadores, como as agências de viagens. Por isso, não basta utilizar os comparadores, também é importante fazer uma pesquisa entre diferentes sites que oferecem este tipo de serviço.
Mantenha uma flexibilidade nas escolhas da data
Mesmo que as pessoas, na grande maioria dos casos, dependam sempre o seu período de férias para conseguir viajar, para quem consegue ter um pouco mais de liberdade é interessante conseguir uma certa flexibilidade. Pode ser que seja até interessante, para quem possui o foco de viajar nas férias, dar uma pesquisada nos valores em relação as possibilidades de descanso e tentar negociar com o empregador as férias no período em que as passagens estão um pouco mais baratas. Existem até mesmo buscadores que já oferecem o recurso de data flexível no momento da busca.
Cuidado com os mitos dos dias de semana
Durante muito tempo a indústria do setor de voos tinham algumas regras que realmente não mudavam muito. Por exemplo, as empresas faziam um esforço para conseguir vender mais passagens nos dias de semana, mais precisamente de terça a quinta-feira, pois sempre foram aqueles dias com mais espaço ocioso nos aviões. Hoje em dia essa é uma regra que praticamente não é mais utilizada. As pessoas podem encontrar voas promoções tanto nestes dias como também nos finais de semana. Por isso, é sempre importante pesquisar as datas navegando pelos dias próximos.
Pesquise em diferentes aeroportos da cidade
Grande parte das cidades maiores do mundo, que recebem um maior fluxo de passageiros, possuem dois aeroportos. E, em determinados casos, podem existir diferenças nos valores entre um e outro. Mas também é importante pesquisar com cuidado neste aspecto, pois também pode acontecer que as pessoas consigam determinados voos apenas para um ou para o outro aeroporto. Por isso, é muito importante dar uma boa olhada nos sites das companhias aéreas e também nos buscadores se existe oferta de voos para os diferentes aeroportos e também diferença de preço. Também é importante verificar se este aeroporto não fica muito longe do destino e fazer as contas para saber se o possível preço da passagem pode realmente fazer diferença.
Considere um stopover em viagens internacionais
Já para quem está planejando uma viagem internacional pode ser muito interessante avaliar a possibilidade e se realmente vale a pena pensar no roteiro com um stopover. O conceito basicamente é quando os passageiros desembarcam em um determinado país para passar alguns dias de conexão, sem que isso acarrete em custos adicionais muito expressivos para a viagem. Mesmo que saia um pouco mais caro, pode ser interessante acrescentar mais destinos justamente para acabar fugindo de outros gastos com passagens aéreas caso as pessoas fossem exclusivamente para aquele destino.
Prefira as empresas low cost
Este pode ser um conceito que ainda está um pouco longe do mercado brasileiro para as viagens internas mas que para as viagens internacionais pode ser encontrado comum pouco mais de facilidade. Para viagens na Europa, por exemplo, existem companhias como Easyjet, Ryanair, Condor, Aerlingus. Já para a Ásia, existem companhias como NokAir, Scoot ou Thai Lion Air que geralmente são mais baratas.