WhatsApp Pay: Saiba como fazer pagamentos pelo app
Aplicativo conta permite com que as pessoas enviem dinheiro para seus contatos de forma simples e fácil.
Já faz algum tempo que o WhatsApp liberou para os usuários brasileiros a ferramenta Pay, que permite realizar pagamentos de uma forma simples e rápida, completamente digita, utilizando o mensageiros mais famoso do mundo. Mesmo assim, ainda é baixa a quantidade de pessoas que utilizam o método, especialmente depois do lançamento do Pix.
Mas, em determinadas situações, pode realmente ser interessante fazer os pagamentos utilizando WhatsApp. Entenda mais sobre como ele funciona:
O WhatsApp Pay é seguro?
Uma das primeiras perguntas que surgem nos usuários quando eles se deparam com uma nova ferramenta de pagamento é saber se ele realmente é seguro. Afinal de contas, parece não ser muito confiável ter a possibilidade de enviar pagamentos através de um app de troca de mensagens.
Mas, do ponto de vista da regulamentação, esta é uma forma de pagamento que conta com todas as a autorizações do Banco Central, o que acaba sendo uma das principais condicionantes para que este tipo de sistema não apenas funcione mas que conte também com as garantias necessárias.
Portanto, esta é uma forma de transferência de crédito legal. Mas é claro que, como em toda tecnologia, a segurança está muito mais relacionada com os cuidados que os usuários possuem ao lidar com este método.
Como são feitos os pagamentos?
A tecnologia por trás do sistema é integrada ao Facebook Pay, que oferece toda a plataforma que permite com que as pessoas paguem por determinados tipos de transações feitas dentro da rede social, como os anúncios, por exemplo. Portanto, trata-se de um sistema bastante robusto e seguro.
É preciso ter cartão para pagar pelo WhatsApp Pay?
Sim, os pagamentos são feitos apenas a través de um cartão. Mas é importante observar algumas condições. O aplicativo aceita tanto cartões de crédito quanto de débito, sendo que este último acaba fazendo com que o pagamento seja descontado diretamente da conta corrente do usuário.
Mas nem todos os cartões podem ser utilizados para fazer este tipo de pagamento. É preciso que a instituição financeira que foi a responsável por emitir este cartão seja parceira do Wpp, uma vez que existe uma série de procedimentos relacionados a integração dos sistemas que precisa ser feito.
Portanto, um dos primeiros passos para começar a utilizar o WhatsApp Pay é conferir a lista de bancos parceiros e conferir se o usuário é cliente de algum deles.
Como fazer a primeira transferência pelo WhatsApp Pay?
No momento em que o usuário for fazer a sua primeira operação de transferência de fundos e créditos através do app ele terá que passa por alguns passos. No menu de conversa dos contatos existe uma opção de enviar pagamento, e o primeiro passo será acessar essa opção e definir um valor.
Depois disso, será solicitada uma forma de pagamento. Como o usuário está fazendo a primeira transação, ele será direcionado para uma aba do Facebook Pay, que vai explicar os termos de uso do serviço e o usuário terá que concordar. Depois, será solicitado que o usuário crie um PIN que será a senha para pagamentos. Pode também ser habilitado a biometria ou o reconhecimento facial.
Depois, será preciso preencher um cadastro, com nome completo e CPF, e depois os dados do cartão que será utilizado para as transações. Uma confirmação terá que ser feita através de um código que será enviado via SMS ou e-mail no momento da inclusão de um novo cartão. Feitos todos estes passos, a transação poderá ser feita.
Nas próximas transferências, o processos será mais simples, bastando apenas definir o valor e confirmar com o PIN ou o método escolhido.
De acordo com o WhatsApp, essa forma de transferência de recursos não terá nenhum tipo de cobrança sendo feita por parte da companhia. Ou seja, o usuário não paga nada, a não ser que o banco utilizado cobre alguma taxa para este tipo de operação, sendo que essa informação deve ser buscada diretamente junto a instituição financeira.
Existe um limite de até R$ 1.000 por transação, com limite mensal de R$ 5.000. Além diosso, os usuários poderão fazer até 20 transações por dia.