3 opções de investimentos que podem ser feitos para aposentadoria
Conheça as melhores opções para garantir uma renda extra no seu tempo de descanso.
A aposentadoria é um momento muito aguardado pelas pessoas que dedicam anos e mais anos das suas vidas para o trabalho. Esse é o momento que as pessoas conseguem focar muito mais no que elas querem fazer das suas vidas, seja descansar, ter mais lazer ou mais tempo com a família, recebendo um determinado valor por mês que garante o seu sustento, como um salário garante no período normal de trabalho.
Mas o grande problema é que nem sempre a aposentadoria acaba sendo suficiente para que as pessoas consigam manter o seu padrão de vida ou mesmo consiga se sustentar. Além dos valores baixos que são pagos para grande parte das pessoas que trabalham ao longo de anos e que dependem do INSS, a perda de benefícios profissionais também pode fazer com que as pessoas até mesmo desistam de se aposentar.
Com o cenário se tornando cada vez mais preocupante para os aposentados, já que a quantidade de pessoas mais velhas tende a aumentar e menos pessoas se manterão ativas no mercado de trabalho, manter um sistema público de pagamentos de aposentadorias será cada vez mais complicado.
Isso vai fazer com que as pessoas tenham que trabalhar por mais anos das suas vidas, ao mesmo tempo que elas vão acabar ganhando menos em termos de benefícios. Diante de tudo isso, cada vez mais pessoas devem começar a se preocupar com mais antecedência para este período.
Uma forma de conseguir garantir mais dinheiro para o período da aposentadoria é iniciar determinados tipos de investimentos. Esse dinheiro poderá ser muito interessante para conseguir complementar os rendimentos de uma determinada aposentadora, ou até mesmo se tornar a principal fonte de renda dessas pessoas.
Para quem está pensando em começar a investir com foco na aposentadoria, confira algumas dicas e tipos de investimento que acabam sendo mais interessantes.
Tesouro Direto
Atualmente um dos tipos de investimentos mais interessantes para quem está pensando no momento da aposentadoria é o Tesouro Direto. Esse é um programa criado e mantido pelo governo federal. Na prática, é como se as pessoas estivessem emprestando dinheiro para o governo, que pagará juros na medida em que pode aplicar estes valores nos seus projetos e gastos.
Dentro do Tesouro Direto as pessoas podem ainda escolher entre uma série de diferentes tipos de investimentos, cada um com suas próprias características. O Tesouro Selic, por exemplo, é recomendado para quem deseja investir por um tempo menor, tendo liquidez diária.
Já o Tesouro IPCA+ oferece uma rentabilidade interessante para proteger o dinheiro das pessoas contra a inflação, que faz com que os valores percam o seu poder de compra na medida em que os anos passam.
E existe até mesmo um tipo específico de investimento que pode ser encontrado dentro do Tesouro Direto, que é o Renda+, que serve justamente para que as pessoas consigam planejar sua aposentadoria.
Fundos de Investimento
Os Fundos de Investimento se tornaram opções mais acessíveis para que as pessoas comuns, ou seja, quem não é considerado como investidor profissional, tenham acesso. Basicamente ele permite que o dinheiro separado para que a pessoa tenha um patrimônio seja investido em diversos tipos de ativos dentro do mercado, e isso faz com que a capacidade de retorno financeiro seja maior, e a segurança também.
Neste segmento também existem algumas opções que atendem a diferentes tipos de perfis. Os Fundos de Renda Fixa, por exemplo, acabam sendo interessantes, pois investem em títulos de baixo risco, como Tesouro Direto e CDBs. Já os Fundos Multimercado contam com uma estratégia diversificada, que se tornam mais voláteis, mas que podem oferecer retornos mais interessantes.
E para quem prefere o mercado de bolsa de valores, os Fundos de Ações também podem ser interessantes, com empresas e especialistas selecionando as melhores opções de compras para estes retornos a longo prazo.
Previdência Privada
Ao invés de contar apenas com a previdência pública para se aposentar, as pessoas também podem contar com a previdência privada, que basicamente é um sistema de aposentadoria no qual as pessoas vão contribuindo ao longo dos anos para ter uma determinada renda.
O sistema é interessante por diversos motivos. Antes de mais nada, ele permite que as pessoas consigam fazer um planejamento mais assertivo em relação a sua aposentadoria. É possível definir um ano e um valor que a pessoa deseja receber por mês e, a partir destes dados, são definidos os valores das contribuições mensais.
Além disso, este sistema também permite com que as pessoas tenham determinados descontos e benefícios junto ao governo. Parte do valor que é colocado em uma previdência privada, por exemplo, pode acabar sendo descontado do Imposto de Renda, o que pode acabar se convertendo ou em desconto no que será pago ou no valor da restituição.