4 opções de investimentos consideradas mais seguras

Confira alguns investimentos que oferecem mais segurança para quem está colocando o seu dinheiro.

Publicado em 08/10/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Investir o dinheiro em qualquer operação significa basicamente gastar em algo na expectativa de conseguir não apenas o dinheiro original de volta, como também obter algum tipo de ganho extra, o que normalmente é chamado de lucro ou de rendimento. Existem diversas formas de investir o dinheiro, incluindo empreender, adquirir um imóvel para revender ou alugar, além as opções de investimento específicos do mercado financeiro.

4 opções de investimentos consideradas mais seguras

O ato de investir acaba sendo diferente de uma compra para uso ou consumo, já que nessa operação os consumidores não esperam nada além do produto ou do serviço que ele adquiriu. O investimento é algo diferente, com uma expectativa de retorno. Mas outra característica bastante comum do investimento é a insegurança.

Anúncios

Esse retorno financeiro acaba dependendo de uma série de fatores, e nem sempre ele pode ser considerado como um retorno certo. Mas o nível de insegurança varia consideravelmente, de opção para opção. E sua escolha está atrelada a uma outra característica dos investimentos: a relação direta entre segurança e rentabilidade. Quanto menos seguro for um investimento, maior são as chances de se obter um rendimento acima da média.

A escolha por um ou outro tipo de investimento vai depender do perfil do investidor. Existem aqueles que estão mais dispostos a correr determinados riscos na tentativa de obter um retorno maior, enquanto outros acabam optando por investimentos com um menor retorno financeiro, mas também com menos chances de perdas.

O que pode ser considerado como um investimento seguro?

Toda a aplicação financeira que traz como uma das suas principais característica uma redução no risco de perda de dinheiro pode ser considerada como uma opção mais segura de investimento. Outras características também costumam estar acompanhadas com essas opções de investimento, incluindo uma maior estabilidade financeira e previsibilidade nos rendimentos.

Anúncios

Na prática, estes investimentos são direcionados para as pessoas que desejam preservar o seu patrimônio, evitando mudanças mais bruscas.

Principais tipos de investimentos considerados como seguros

Investimento em renda fixa

Na grande maioria dos casos, os investimentos de renda fixa são considerados como opções seguras dentro de um cenário econômico estável, como o do Brasil. Basicamente é uma modalidade de investimento na qual a pessoa empresta dinheiro para uma determinada instituição, em troca dos juros que vão sendo pagos ao longo do tempo.

Esse empréstimo financeiro pode ser feito para instituições financeiras, empresas ou governos ou fundos de investimento. Nesta categoria temos alguns investimentos que acabaram se tornando famosos, tais como os CDBs, com o empréstimo do dinheiro para os bancos, e também o Tesouro Direto, empréstimo de dinheiro para o governo federal.

Investimento em renda variável

Como o próprio nome já entrega, estes tipos de investimentos acabam apostando em opções de variam mais dentro do mercado financeiro. Como essa variação existe, normalmente os investimentos em renda variáveis são aqueles que oferecem um grau de risco um pouco mais elevado. Mas, como estamos falando de uma categoria bastante abrangente, existem algumas opções que são consideradas como mais seguras.

Dentre as opções que são consideradas seguras dentro da categoria de renda variável estão os fundos imobiliários, que normalmente oferecem um bom rendimento com pouca insegurança, e também as ações de empresas que já são consideradas como sólidas no mercado e que possui um histórico de bons lucros.

Títulos do tesouro direto

O tesouro direto é um programa de investimento oferecido pelo governo federal e que é considerado como bastante seguro. Mesmo que existam mudanças bruscas no governo, ele está amparado com uma série de leis e regras que impedem que o dinheiro deixe de ser pago para os investidores, de acordo com a escolha.

O programa conta com uma série de opções diferentes de títulos que podem ser adquiridas pelos cidadãos. Aquelas classificadas como pré-fixadas, por exemplo, possuem rentabilidade definida no momento da compra. Já as pós-fixadas possuem uma rentabilidade que varia de acordo com o índice colocado como referência.

CDB

Um dos tipos de investimentos mais populares nos dias de hoje e que acabaram se tornando de fácil acesso, especialmente com o avanço dos bancos digitais. Basicamente são certificados emitidos pela própria instituição financeira que permite com que os clientes recebam rendimentos na medida que colocam dinheiro.

Mesmo com um rendimento menor, essa opção acaba sendo mais interessante do que a poupança, por exemplo. Desta forma, o dinheiro ficando parado, em uma operação que é muito simples de ser feita. E muitos CDBs oferecem liquidez diária. Ou seja, todos os dias úteis o rendimento daquele dinheiro acaba sendo liberado na conta do investidor.

LCI

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um investimento em renda fixa que também é emitida pelos bancos ou pelas instituições financeiras. Na prática, eles funcionam de uma forma muito parecida com o CDB, mas com a diferença de direcionar estes valores para projetos que financiam o setor imobiliário.

Portanto, é como se o investidor estivesse colocando dinheiro em imóveis, mas sem a necessidade de adquirir um completo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.