5 dicas para escolher bem o preço da locação do imóvel
Saiba como definir de maneira inteligente o quanto será cobrado de aluguel do seu inquilino.
O aluguel de imóveis é uma interessante fonte de renda para qualquer pessoa. Existem aquelas que trabalham durante muito tempo da sua vida para conseguirem viver, de forma única, dos rendimentos que o aluguel acaba provendo. E realmente a demanda por aluguel ainda segue muito em alta, e não tende a diminuir, uma vez que os jovens estão cada vez menos preocupados em comprar um imóvel.
No momento em que a pessoa está colocando o seu imóvel para alugar, existe sempre aquela tentação de definir o maior preço possível. Afinal de contas, a ideia é realmente fazer com que o imóvel em questão consiga entregar a maior quantidade de recursos possível para o seu dono. Mas definir um preço muito elevado acaba também trazendo alguns riscos.
Afinal de contas, o primeiro deles é simplesmente o dono do imóvel não conseguir encontrar um locatário que esteja disposto a pagar o quanto está sendo pedido, sendo que isso vale tanto para uma locação para moradia quanto para uma locação em ponto comercial. Além disso, mesmo que o dono do imóvel consiga um locatário, preços muito altos podem acabar fazendo com que o risco da inadimplência seja maior.
Por outro lado, também existe riscos em definir um valor muito baixo para a locação do imóvel. Além de uma desvalorização de uma forma geral, já que o dono pode acabar encontrando uma certa dificuldade para conseguir aumentar o preço futuramente, existe ainda a chance do aluguel não cobrir os custos básicos de manutenção do imóvel. Se isso acontecer, na prática, ele simplesmente não vai estar ganhando dinheiro.
Confira algumas dicas para conseguir encontrar o valor ideal de aluguel do seu imóvel:
Pesquise sobre oferta e demanda
A primeira coisa que deve ser feita pelo dono do imóvel é uma boa pesquisa em relação ao que está acontecendo na região. É muito importante entender qual é a demanda de locação e se existem muitas opções por perto. Também será importante pesquisar a faixa de preço dos imóveis foram colocados para locação e que sejam parecidos. Tudo isso poderá ser utilizado como base para um cálculo inicial.
Valorize os imóveis mais novos
Via de regra, os imóveis mais novos devem ser valorizados e o seu aluguel deve ser um pouco mais alto do que dos imóveis usados que sejam da mesma categoria. Mas é importante verificar alguns pontos: se for a primeira ocupação do imóvel e o locatário tiver que fazer muitas coisas nele, como colocar piso, revestir paredes, etc, o preço elevado pode acabar assustando. Também é importante ficar de olho na concorrência, que costuma ser grande em prédios novos, por exemplo.
Decida se alugará com o sem mobília
Não existe certo nem errado neste ponto, uma vez que costuma existir demanda para todos os gostos. Mas, em determinadas áreas, imóveis com mobílias costumam ser mais procurados, como nas regiões que recebem universitários, por exemplo. Por outro lado, nos bairros mais residenciais e nas casas de família, geralmente a busca é por imóveis que não tenham mobília. Em todo caso, vale sempre ressaltar que o imóvel com mobília vai exigir um maior cuidado na hora da listagem dos bens e também da inspeção.
Pesquise as taxas das imobiliárias
Escolher ou não uma imobiliária também é uma opção que influencia no preço. Alugar direto com o inquilino sempre envolve um risco um pouco maior, mesmo que atualmente existam muitas leis que facilitam a tomada do imóvel caso o locatário não esteja pagando. Por outro lado, as imobiliárias costumam ficar com uma parte do aluguel. Por isso, é sempre importante dar uma boa pesquisada para conseguir comparar as taxas, que podem mudar bastante entre as empresas disponíveis em uma região.
Faça uma avaliação profissional
Caso a pessoa realmente tenha dificuldade ou simplesmente não tenha tempo disponível para essas tarefas, pode ser interessante contar com uma ajuda profissional no campo da avaliação. Geralmente as imobiliárias fazem este tipo de trabalho com os imóveis que serão administrados por ela, mas também existem corretores independentes que fazem a avaliação e definem um preço para o dono que vai alugar direto.