5 motivos para investir em Tesouro Direto Prefixado

Confira as principais vantagens de escolher este tipo de investimento.

Publicado em 20/05/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os títulos do Tesouro Direto estão entre os mais procurados pelas pessoas que desejam fazer algum tipo de investimento. De uma forma geral, essa é uma opção considerada como conservadora em relação a maioria dos investimentos que existem no mercado, sendo ainda o mais conservador entre os títulos.

5 motivos para investir em Tesouro Direto Prefixado

Por outro lado, também é uma das aplicações mais seguras em virtude de ser emitido e contar com a garantia de uma das instituições mais confiáveis, em termos financeiros, do país, que é o Tesouro Nacional. Mesmo que ele não tenha a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, que é a instituição que normalmente garante este tipo de operação, o risco de crédito é considerado praticamente nulo.

Entenda o que é o Tesouro Direto Prefixado

Anúncios

Este tipo de investimento é um título público que é emitido diretamente pelo Tesouro nacional. Ele pode ser encontrado em dois tipos diferentes, mas que acabam se diferenciando muito pouco entre eles: LTN e NTN-F. A diferença entre ambos acaba aparecendo especialmente no repasse dos rendimentos e também na cobrança de determinadas taxas.

Do ponto de vista do emissor dos títulos, que neste caso é o governo, eles acabam servindo como um empréstimo, no qual ele toma dinheiro privado das pessoas para custear suas operações de uma forma geral, financiando projetos em áreas como educação e saúde. Para manter estes empréstimos, ele oferece juros, sendo que este valor vai sendo acrescido destes rendimentos enquanto o investidor não faz o resgate.

Tipos de títulos do Tesouro Direto

Tesouro IPCA+ - Este é um título que tem como principal indexador o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou inflação. É um dos títulos mais populares do Tesouro Nacional. Ele conta basicamente com duas categorias: IPCA+ (NTN-B principal) e IPCA + Juros Semestrais (NTN-B). Na primeira, a rentabilidade é anual. E na segunda, ocorre de forma semestral. O rendimento acontece de forma igual em ambos os casos, sendo que além do IPCA do período, o título oferece uma taxa fixa, o que faz com que ele seja caracterizado como um título híbrido.

Anúncios

Tesouro Selic – Este é considerado como o tipo de Título de Tesouro Direto mais popular do Brasil, oferecendo uma renda pós-fixada. Ele conta com sua rentabilidade diretamente atrelada a taxa de juros básica que é definida no país. Desta forma, as pessoas acabam sabendo exatamente o quanto o seu dinheiro está rendendo. Mas é sempre bom ficar de olho nas mudanças econômicas feitas no país.

Motivos para investir em Tesouro Direto Prefixado

Rentabilidade – Quando comparado com algumas outras opções de investimento que são simples para quem está começando, que não exige uma grande quantidade de dinheiro e que ainda oferece um maior controle para quem está colocando dinheiro, a rentabilidade acaba sendo muito interessante. Ela é maior do que a da poupança, por exemplo. Por isso que essa é considerada como uma opção muito interessante para quem está começando.

Segurança – Os investidores que são considerados como iniciantes geralmente não querem operações que envolvam um grande risco. Afinal de contas, para a grande maioria deles o investimento é uma forma de formar patrimônio, e perder tudo pode realmente ser um grande problema do ponto de vista financeiro. Por isso essa opção acaba sendo interessante, pois ela oferece uma segurança muito maior do que outras operações.

Prazo – Uma das características deste tipo de título emitido pelo governo é o fato dele ser pré-fixado. Portanto, essa acaba sendo uma opção mais interessante para quem está pensando em um investimento para ser resgatado no médio e também no longo prazo. Este tipo de título também acaba sendo muito interessante para se proteger das flutuações de mercado, uma vez que todo título tende a se valorizar.

Diversificação – Como ele é um investimento considerado como seguro, ele pode ser considerado como o ponto central da estratégia de investimento diversificada. A partir deste ponto, é possível escolher algumas opções um pouco mais arriscadas, para que a pessoa consiga obter um rendimento um pouco maior, mas sem o risco de perder muito patrimônio com os investimentos nos títulos públicos.

Acessibilidade – Estes títulos são acessíveis a todos os públicos, tanto para o pequeno quanto para o grande investidor. A partir de um valor muito baixo, que fica abaixo dos R$ 50,00, já é possível adquirir um Título Direto Prefixado.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.