6 dicas infalíveis para fazer o seu dinheiro render mais

Saiba como faze as escolhas corretas no momento de deixar o dinheiro parado.

Publicado em 30/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A escolha por separar uma determinada quantia de dinheiro todos os meses para investir sempre é inteligente. Mesmo diante das dificuldades que grande parte da população acaba tendo para conseguir pagar suas contas básicas, quando as famílias conseguem cortar alguns gastos extras para economizar e investir é um sinal claro de visão de futuro.

6 dicas infalíveis para fazer o seu dinheiro render mais

Mas infelizmente não basta apenas tomar a decisão de começar a investir, também é muito importante tomar algumas decisões inteligentes que vão permitir com que as pessoas invistam corretamente. Hoje em dia o mercado oferece uma grande quantidade de opções, sendo que muitas delas estão acessíveis para os clientes de uma forma geral, sem que eles tenham que ir atrás de uma corretora.

Anúncios

Além disso, também é importante começar a pensar em estratégias que vão fazer com que os investimentos sejam feitos da maneira correta. Confira algumas dicas infalíveis para fazer com que o dinheiro renda mais.

Defina um objetivo

É muito complicado conseguir manter uma rotina de investimentos quando a pessoa não tem um objetivo traçado, especialmente quando o dinheiro que é separado acaba saindo de opções como lazer. Por isso, é fundamental criar um objetivo, que vai permitir com que as pessoas tracem metas e acompanhem a evolução para, de fato, conseguir enxergar um caminho.

Dentre os principais objetivos que podem ser definidos são um investimento que vai permitir com que a pessoa se aposente, por exemplo. Ou ainda um investimento que pode ser feito para a compra de uma casa ou de um automóvel. Pode ser também um investimento para uma atividade de lazer, como a viagem dos sonhos.

Conheça o seu perfil de investidor

Anúncios

Esse é um típico teste que todo investidor iniciante deve fazer e tem como principal objetivo definir as melhores opções disponíveis no mercado para a pessoa, de acordo com o seu perfil. Basicamente existem as pessoas que possuem um perfil mais conservador, que não gosta de assumir muitos riscos, ou então o perfil mais agressivo, que pode apostar mais alto para conseguir um retorno financeiro maior e mais rápido. Essas escolhas, quando feitas corretamente, evitam que os investidores se sintam frustrados e acabem desistindo ou fazendo escolhas que não vão entregar propriamente o que é esperado.

Faça uma análise do orçamento

O investimento deve sempre ser feito a parti de uma análise do orçamento. Uma etapa fundamental que é anterior ao investimento é a organização das contas. É muito importante que as pessoas tenham menos contas possível, especialmente aquelas que acarretam em juros e taxas mais elevadas. O mais inteligente sempre é quitar essas contas antes, já que os juros e as taxas acabam sendo muito mais caros do que os retornos financeiros dos investimentos.

Diversifique sempre

Diversificar os investimentos é sempre uma etapa importante para quem já está investindo a mais tempo ou para aqueles que possuem objetivos mais a longo prazo. Mesmo nas opções mais seguras, separar uma determinada quantia para colocar em uma opção que ofereça um retorno maior com mais riscos e outra para garantir o rendimento menor e seguro é interessante não apenas para evitar perdas como também para conseguir aumentar o retorno financeiro. Além disso, especialmente nas opções menos seguras a diversificação é importante, para evitar que um problema específico no segmento acarrete em perdas financeiras mais sérias.

Cuidado com as oportunidades

Oportunidades de investimentos que surgem em determinadas ocasiões e situações podem sempre ser interessantes para garantir determinados rendimentos. Mas nem sempre elas se confirmam. Por isso, sempre é importante tomar mais cuidado no momento em que os investidores escolhem algo da “moda”. Por exemplo, hoje em dia se fala muito em investimento em criptomoedas, o que é algo novo e considerado arriscado. Por isso, ela seria mais recomendada apenas para quem já tem investimentos feitos em outras opções mais seguras e que também já tenha uma boa cobertura.

Fique de olho nas taxas e impostos

Muitas opções de investimentos acabam tendo taxas e impostos cobrados sempre em cima dos valores recebidos. Além disso, também é importante ficar atento as taxas de corretagens que são cobradas em determinadas empresas. Tudo isso deve ser levado em conta e calculado para saber se, de fato, o investimento está oferecendo algum tipo de retorno.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.