6 formas de fazer investimentos inteligentes

Confira dicas para escolher melhor as opções de investimento.

Publicado em 20/05/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Investimento é um tema que tem despertado cada vez mais a atenção das pessoas. A preocupação com o futuro sempre foi algo muito latente entre os adultos trabalhadores que sonham alçar conquistas mais altas durante sua trajetória ou apenas garantir uma aposentadoria tranquila e confortável. E investir dinheiro pode ser uma forma interessante de fazer com que essa segurança seja alcançada com uma quantidade menor de esforço de trabalho.

6 formas de fazer investimentos inteligentes

Mas hoje em dia investir dinheiro se tornou mais fácil do ponto de vista operacional. Antigamente as pessoas contavam com poucas opções, especialmente aqueles que não eram ricos. Os bancos geralmente não davam muito espaço para aqueles considerados como investidores pequenos. Nas últimas décadas isso mudou bastante, com investimentos possíveis para todos os bolsos.

Anúncios

Além das mudanças nas opções de produtos financeiros no quesito de investimento, a própria operacionalização tornou o assunto mais acessível. As pessoas podem rapidamente fazer investimentos utilizando o seu smartpthone ou computador conectado na internet, do conforto do seu lar.

Por outro lado, a classe média brasileira enfrenta dificuldades para investir, especialmente as famílias emergentes. Para eles, o custo de vida costuma ser mais elevado em função de uma busca por um padrão de vida melhor. E isso faz com que seja mais complicado separar uma quantidade de dinheiro para investir, evitando ainda gastar com todas as opções comerciais que existem e que também se tornaram mais acessíveis.

Diante deste cenário, além da escolha de investir uma determinada quantidade de dinheiro por um período, as pessoas também precisam aprender a investir com sabedoria, para que elas consigam obter os lucros e rendimentos esperados de acordo com cada objetivo.

Anúncios

Confira algumas dicais para fazer investimentos mais inteligentes:

Identifique o seu perfil de investidor

Se a pessoa for menos tolerante ao risco de perder dinheiro, ela terá um perfil mais conversador. Caso ela esteja disposta a arriscar um pouco mais, mas prefere diversificar, ela terá um perfil moderado. Já para o tudo ou nado, o perfil é mais arrojado. Para cada um destes perfis existem produtos específicos de investimento e estratégias que devem ser focados. Mas é fundamental que as pessoas consigam saber o que elas realmente são.

Coloque seus objetivos no papel

É importante que os investimentos sejam feitos sempre visando um determinado objetivo. E também é fundamental que estes objetivos sejam tangíveis e possam ser acompanhados e alcançados. Mas isso não significa que os investidores tenham que limitar seus objetivos. A estratégia é apenas dividir os objetivos maiores em objetivos menores, para que o caminho possa ser monitorado de uma forma mais efetiva.

Peça ajuda profissional

Ninguém é obrigado a entender todos os detalhes do mundo financeiro para conseguir fazer escolhas inteligentes. Mas é importante entender que informação é fundamental e experiencia de mercado faz toda a diferença. Por isso, é muito importante contar com a ajuda de profissionais, especialmente para quem está começando a investir. Essa ajuda pode vir de consultores individuais ou de empresas que prestam este tipo de assessoria.

Diversifique a carteira

Um investidor inteligente é aquele que realmente consegue criar uma estratégia para que o patrimônio seja aplicado em diferentes opções. Em nenhum cenário econômico vai valer a pena apostar todo o dinheiro em uma única escolha. Mesmo aqueles investidores que são considerados como de um de um perfil mais agressivo devem pensar em formas de conseguir diversificar.

Aprenda sempre

Além de contar com a ajuda dos profissionais, é sempre importante investir em conhecimento, até mesmo para que as melhores decisões possam ser tomadas. Em virtude disso, é fundamental continuar aprendendo, especialmente com os especialistas de mercado. Só tome cuidado com aqueles que prometem cursos e metodologias mágicas que prometem a certeza dos ganhos. O que vale é realmente o conhecimento que vai fazer com que a pessoa tenha mais chance de tomar a decisão mais inteligente na hora de definir um investimento.

Priorize os dados

Aquele velho papo de que as pessoas investem e ficam ricas apenas com o poder da intuição não é nada mais do que uma ficção. O que existe apenas é uma boa quantidade de dados e informações que acabam indicando os melhores caminhos para escolher os investimentos corretor para cada situação e cada momento.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.