6 motivos para investir em previdência privada

Confira algumas das principais razões para fazer este tipo de aplicação.

Publicado em 06/09/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A previdência privada se tornou uma das formas mais seguras que as pessoas acabam tendo de garantir a sua aposentadoria. O Brasil ainda segue com um sistema de cobertura para os aposentados robusto, mas que já teve uma série de mudanças com o objetivo de fazer com que as pessoas trabalhem até mais tarde ao longo da sua vida, para garantir que os pagamentos possam continuar a ser feitos.

6 motivos para investir em previdência privada

Mas a aposentadoria pelo INSS conta com uma série de limitações, começando por um teto que acaba definindo um valor máximo que a pessoa poderá ganhar no momento em que elas se aposentarem. Além disso, a cobertura acaba deixando de fora grande parte da atual população de trabalhadores brasileiros, que são aqueles que trabalham como autônomos e que não conseguem contribuir todos os meses para o pagamento o seguro que vai permitir com que ele se aposente.

Anúncios

Confira alguns dos principais motivos para abrir e começar a contribuir para uma previdência privada:

Aproveita um benefício fiscal

A previdência privada acaba tendo alguns benefícios fiscais interessantes para quem declara imposto de renda, por exemplo. Existem dois tipos de planos de previdência privada: o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL. Se você declara o Imposto de Renda pelo formulário completo e tem retenção na fonte, pode ter benefício fiscal ao contratar um PGBL. Isso porque o plano possibilita deduzir da base de cálculo do imposto até 12% do valor das contribuições mensais.

Permite um planejamento financeiro

A previdência privada pode acabar se tornando a peça central de uma ideia de planejamento financeiro que as pessoas podem desenvolver ao longo da sua vida. A partir do momento que a pessoa se compromete com este tipo de pagamento, elas acabam fazendo com que parte do dinheiro deixe de ser gasto com coisas que poderiam ser evitadas me sejam aplicados em algo que vai trazer frutos.

Anúncios

Mas é importante que estes valores que vão acabar saindo da conta todos os meses realmente estejam inseridos dentro de um planejamento que permita com que as pessoas guardem um determinado valor sem que elas tenham que ficar devendo de outro lado. Por isso, é sempre importante organizar e colocar as contas em dia antes de iniciar um planejamento desta natureza.

Evite perda de dinheiro com come-cotas

Muitos investimentos que as pessoas acabam escolhendo para atender determinadas demandas e objetivos a longo prazo acabam tendo alguns problemas em relação a perda de valores, como o come-cotas, que é uma cobrança de Imposto de Renda que acontece a cada semestre sobre os ganhos dos fundos de investimentos. A previdência privada não tem este tipo de perda financeira. Tanto no PGBL quanto no VGBL, o IR incidirá somente no resgate da aplicação.

Acesso a diferentes fundos de investimento

Investir na previdência privada significa também que as pessoas estão escolhendo opções diferentes de fundos de investimentos nos quais o seu dinheiro vai acabar sendo colocado e mantido. Ao contratar uma voa empresa para fazer a gestão da Previdência, sejam os bancos ou as corretoras que trabalham especificamente com investimentos, os analistas vão indicar os melhores fundos de acordo com o perfil e também com os objetivos do cliente. Além disso, espera-se também que estas empresas ofereçam profissionais qualificados que vão fazer toda a gestão para que essa mesma carteira siga rendendo.

Ajudam no planejamento sucessório

Além de se tornar uma excelente ferramenta de organização financeira, a previdência privada também pode acabar se transformando em uma excelente ferramenta de planejamento sucessório. Os recursos que estão ali aplicado não acabam entrando no inventário, o que acaba facilitando para que o dinheiro seja partilhado entre os herdeiros. Mesmo que a pessoa que está fazendo a previdência não chegue a aproveitar dos ganhos, os herdeiros vão acabar recebendo este dinheiro.

Oferece portabilidade gratuita

Os planos de previdência privada são feitos para que eles possam durar décadas, já que se trata de algo planejado para a aposentadoria. Mas como durante este tempo muitas coisas podem acontecer, oportunidades mais interessantes em outras instituições financeiras podem acabar surgindo. Neste caso, os investidores podem contar com o benefício da portabilidade entre instituições financeiras, o que pode se feito gratuitamente.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.