9 passos para começar a investir em 2024

Saiba como mudar o pensamento e começar a investir no próximo ano.

Publicado em 23/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O começo de um novo ano sempre pode acabar se tornando um motivador para que as pessoas consigam mudar algo e adotar novos comportamentos, especialmente aqueles que podem trazer algum tipo de benefício. E um dos que mais constam nas listas de resoluções das pessoas é começar a economizar dinheiro e investir.

9 passos para começar a investir em 2024

Para quem deseja levar mais a sério este pensamento, confira 9 passos práticos e fundamentais para fazer com que sobre dinheiro e os investimentos possam ser feitos:

1 – Defina objetivos e metas

Anúncios

Antes de mais nada, as pessoas devem estabelecer algumas metas e objetivos a partir do momento em que elas decidem começar a investir. Somente desta forma as pessoas poderão ter um plano mais preciso do que precisa ser feito. Começar sem ter em mente um ponto no qual a pessoa precisa chegar pode acabar se tornando bastante desestimulante.

2 – Controle o seu orçamento

Comece a levar a sério o controle do orçamento de uma forma geral, tanto o pessoal, quanto o familiar, quando a pessoa acaba se tornando a responsável por mais pessoas. Faça uma planilha, ou utilize um aplicativo para controle de finanças, e anote todas as suas despesas especialmente separando elas entre fixas e variáveis. Depois, anote tudo o que a pessoa ganha ao longo de um mês, e tenha informações sobre o andamento e o fluxo do dinheiro.

3 – Pare com as compras por impulso

Também é muito importante que as pessoas modifiquem alguns comportamentos que normalmente acabam sendo mantidos por quem não possui um hábito saudável de economia. Evitar qualquer tipo de compra por impulso acaba sendo muito importante. Uma dica é seguir a regra das 48 horas: sempre que sentir vontade de comprar algo, espere 48 horas. Se a vontade persistir, pode ser um indicio de que realmente a pessoa está precisando daquele item.

4 – Pague as dívidas mais caras

Anúncios

Para iniciar um plano de investimentos, pode ser interessante começar sem dívidas. Neste caso, a dica é sempre ir pagando aquelas que são consideradas como as mais caras, como as que estão no Cartão de Crédito. Além de quitar as possíveis dívidas que estão atrasadas, pode ser interessante adiantar alguns pagamentos, como os parcelamentos feitos das faturas.

5 – Defina um perfil de investimento

A partir do momento que a pessoa estiver com a “casa em ordem”, ou seja, que ela realmente estiver com todas as dividas quitadas e encaminhadas, é importante investir um tempo em autoconhecimento. Definir um perfil de investimento pode ser interessante. Basicamente todos os investidores podem ser classificados em um dos seguintes grupos: conservador, moderado e experiente. Cada um deles conta com um conjunto de investimentos interessantes para eles.

6 – Entenda o mercado

Além de autoconhecimento, pode ser interessante investir também em conhecimento de uma forma geral. Fazer alguns cursos, nem que sejam básicos, sobre mercado financeiro e de investimentos de uma forma geral pode acabar se tornando interessante para quem quer escolher, de uma forma mais efetiva, as opções de investimento.

7 – Comece aos poucos

Muitas pessoas acabam protelando o começo dos investimentos por achar que elas precisam juntar uma grande quantidade de dinheiro para, somente a partir deste momento, começar a investir. Mas o melhor caminho é realmente começar o quanto antes, até mesmo para ir criando algum hábito. Hoje em dia o mercado conta com diversas opções que permitem começar os investimentos a partir de R$ 1.

8 – Diversifique

A partir do momento que o investidor conquistar um pouco de experiencia e também entender melhor como os investimentos funcionam, é importante começar a pensar em formas de diversificar os investimentos de uma forma geral. Desta foram as pessoas aprendem possibilidades para manter os investimentos seguros e, ao mesmo tempo, buscar algumas opções que possam ter retornos mais interessantes.

9 – Busque ajuda

Para quem está começando, ou mesmo para as pessoas que já investem há algum tempo mas sentem que não estão conseguindo dar o próximo passo, é muito importante buscar ajuda. Existem diversas empresas que oferecem consultorias. Além disso, as pessoas podem contar com a ajuda de profissionais que oferecem um auxílio mais pessoal e direcionado.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.