Aposentadoria com investimentos: 4 opções para garantir rendimentos futuros.
Confira as melhores escolhas para começar a investir e garantir aposentadora.
Ter uma aposentadoria tranquila é o sonho de praticamente todos os brasileiros que ralam durante horas e mais horas por dia, todos os dias da semana e, em muitos casos, também no final de semana, para garantir o seu sustento. Mas nem sempre acaba sendo possível contar apenas com os planos de aposentadoria que são oferecidos pelo governo, que no Brasil acaba sendo mantido, na maioria dos casos, pelo INSS.

Em nem todos os casos essas opções de aposentadoria acabam sendo possíveis. Por exemplo, para quem acaba tendo boa parte dos seus rendimentos vindos de outras fontes que não sejam os trabalhos com carteira assinada e suas devidas contribuições, acabam sofrendo no momento da aposentadoria, uma vez que elas terão que receber valores muito menores do que eles estão acostumados.
Além disso, pessoas que trabalham por conta também não costumam oferecer uma contribuição mensal para o INSS. Mesmo que seja um investimento interessante para garantir a aposentadoria, os valores que precisam ser depositados na conta do instituto todos os meses acabam sendo bastante elevados.
Por isso que cada vez mais profissionais liberais e trabalhadores com carteira assinada que queiram garantir uma aposentadoria mais interessante, para conseguir vencimentos mais volumosos para conseguir descansar com tranquilidade, estão optando por iniciar determinados tipos de investimentos para este período.
Como planejar aposentadoria com investimentos
Antes de mais nada, qualquer projeto neste sentido deve começar a partir de um planejamento. E todo bom planejamento conta com os passos que devem ser seguidos, com prazos bem definidos e também com metas que possam ser alcançadas. Para planejar a aposentadoria, algumas perguntas básicas precisam ser respondidas, tais como:
- Quanto do valor atual que você ganha está disponível para o investimento?
- Quanto a pessoa gostaria de ganhar com a sua aposentadoria?
- Qual a idade você gostaria de conseguir parar de trabalhar?
Essas são perguntas básicas que vão fornecer respostas que serão consideradas como a base de um bom planejamento de aposentadoria. Vale ressaltar que as respostas devem ser conscientes e com base na atual realidade do trabalhador. Não adianta, por exemplo, querer ganhar muito mais do que a média atual dos seus rendimentos no momento em que ele for se aposentar.
Renda fixa ou variável?
No momento em que os trabalhadores começam a escolher suas opções de investimentos, pelo menos dois grandes grupos acabam se apresentando diante das pessoas: renda fixa ou renda variável. Enquanto o primeiro grupo acaba sendo conhecido por pagar menos em termos de rendimentos mais ser mais seguro, o segundo grupo é mais volátil com a possibilidade da pessoa ganhar mais dinheiro, mas também corre o risco de sofrer determinadas perdas.
Diante disso, para aposentadoria, o mais recomendado é que o investimento seja feito nas opções de renda fixa, pois na grande maioria dos caso elas permitem com que as pessoas ganhem acima da inflação, mantenham o seu patrimônio reduzem significativamente os riscos.
Mas isso não significa que os investidores precisem apostar necessariamente todas as suas fichas neste tipo de investimento. Na grande maioria dos casos, o que acaba sendo mais recomendado é separar a maior parte para renda fixa mas também colocar um pouco de dinheiro em opções variáveis, com o objetivo de aumentar a capacidade de rentabilidade
Opções de investimentos indicadas para aposentadoria
LCI e LCA – Essas são Letras de Crédito Imobiliários ou Letras de Crédito do Agronegócio que são emitidos pelo banco e que acabam tendo sendo oferecidas nas opções de rentabilidade pré-fixada ou pós-fixada. Quanto maior o prazo e maior o valor investido, maior será o percentual atrelado ao CDI pago;
Fundo DI – Um tipo de fundo que investe 95%, no mínimo, de seu patrimônio em Títulos Públicos atrelados à SELIC. O fundo costuma ser composto, na maioria dos casos, por títulos pós-fixados do Tesouro Direto, o que acaba sendo muito indicado para investimentos a longo prazo;
Tesouro Direto – O queridinho do momento no campo dos investimentos, os investidores acabam tendo a garantia do próprio governo de compra dos títulos, independente do valor investido. Costumam oferecer boas opções de retorno em períodos a partir dos 20 anos.
Fundo de ações – São carteiras que variam os investimentos feitos em diferentes ações, visando aumentar a segurança mas também ajudar os investidores a conseguir um pouco mais de dinheiro com seu patrimônio.