Bancos ou corretoras? Qual a melhor opção para investir?

Saiba a diferença destes dois tipos de instituições financeiras.

Publicado em 18/05/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Hoje em dia quem está interessado em investir conta com inúmeras oportunidades que podem ser acessadas de uma forma muito mais fácil do que era anteriormente. Se as questões relacionadas a investimentos antes eram restritas apenas as pessoas que trabalhavam no setor ou aquelas que tinham muito dinheiro, hoje em dia investimentos existem para todos os perfis de pessoas.

Bancos ou corretoras? Qual a melhor opção para investir?

Para que as pessoas consigam ter acesso a determinadas opções de investimentos, elas dependem de determinadas instituições que possuem as devidas alterações dos órgãos de controle brasileiros, uma vez que existem diversas regras que precisam ser seguidas. E existem dois grandes grupos de empresas que atuam no setor: bancos e corretoras.

Anúncios

Se de um lado temos os bancos, instituições com as quais geralmente as pessoas já possuem um relacionamento mais próximo e de confiança, por outro lado temos as corretoras, que são empresas que se vendem no mercado como especialistas em investimentos e que acabam chamando a atenção justamente de quem quer aumentar suas chances de ganhos.

Mas, antes de entender quais são as opções mais vantajosas para cada tipo de investidor, é preciso entender melhor como essas duas opções de instituições acabam se diferenciando em relação a sua constituição legal.

Diferenças entre bancos e corretoras

Do ponto de vista da forma como essas duas empresas se colocam no mercado, a diferenças delas está relacionada a maneira como cada uma delas opera e também nos órgãos controladores. Os bancos, por exemplo, precisam receber a autorização de funcionamento do Banco Central, enquanto que as corretoras dependem da autorização do BC e da CVM.

Anúncios

Dentre as atividades principais de um banco está a movimentação financeira e as operações de crédito e financiamento. Já as operadoras acabam tendo como atividades principais apenas os investimentos e as operações em bolsas de valores.

Em ambos os casos, essas empresas não recebem apenas as autorizações de funcionamento do Banco Central como também precisam ser fiscalizados pelo mesmo. Também devem seguir todas as regras do Sistema Financeiro Nacional.

O que pode acabar se tornando muito complicado para os clientes de uma forma geral nos dias de hoje é entender o que de fato é um banco e o que é uma corretora, uma vez que as empresas estão se tornando uma só. Existem muitas corretoras, por exemplo, que oferecem opções de contas digitais nos dias de hoje que possuem os mesmos serviços das contas bancárias. E o mesmo vale para sistemas de corretagem que acabam sendo adicionados dentro dos aplicativos e dos home bankings das agências bancárias convencionais.

Por que investir em bancos?

De uma forma geral, os bancos acabam oferecendo uma maior praticidade para os clientes que estão começando a investir. Muitas pessoas acabam tendo sua primeira experiência com investimentos justamente através dos seus bancos. E hoje em dia este tipo de procedimento está ainda mais fácil, com muitas operações sendo realizadas diretamente nos apps dos bancos.

Os bancos também costumam oferecer taxas mais baratas para determinadas operações e plataformas que são muito mais simples de serem operadas. Se a pessoa é cliente do banco em questão, ela rapidamente consegue tirar o dinheiro da sua conta e colocar em um determinado investimento.

Por que investir nas corretoras?

Já as corretoras são empresas especializadas em investimentos, portanto oferecem um mix maior de produtos que podem ser adquiridos pelos seus clientes. Mais do que isso, este é um tipo de empresa que costuma se destacar especialmente pela assessoria que ela oferece para que os clientes consigam fazer as melhores escolhas de investimento de acordo com o seu perfil.

As corretoras costumam oferecer taxas mais baratas na maioria dos casos, sendo que muitas não cobram mais pela abertura de contas. E mesmo que elas ainda percam um pouco em termos de tecnologia para os principais bancos privadas, muitas contam com plataformas completas e que são simples de serem utilizadas até mesmo pelos mais leigos.

Determinados tipos de investimentos são encontrados apenas nas corretoras, como é o caso dos que são feitos na Bolsa de Valores. Desta forma, se o sonho do investidor é tentar ganhar dinheiro comprando e vendendo ações, eles terão realmente que abrir uma conta em uma corretora.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.