Bolsa de Valores: Aprenda como começar a investir com pouco dinheiro
Saiba mais sobre como funciona a compra e a venda de ações.
Investir na bolsa de valores já deixou de ser algo restrito apenas para as pessoas que possuem muito dinheiro e que têm muito conhecimento sobre o mundo das finanças e da economia. É claro que essas ainda são características de boa parte das pessoas que, de fato, movimentam esse mercado. Mas, hoje em dia, qualquer pessoa pode se tornar uma investidora da bolsa de valores.

Além de ser um procedimento que está muito mais simples hoje em dia, com as corretoras oferecendo os mais variados sistemas de atendimento online, para começar a investir na bolsa os interessados não precisam juntar grandes quantidades de dinheiro.
Mas isso vai exigir alguma preparação, especialmente para reduzir os riscos de perdas nesse começo. Confira um guia completo para começar a investir na bolsa com pouco dinheiro:
Abra uma conta em corretora
O primeiro passo para qualquer pessoa que tem interesse em começar a investir em ações é a abertura de uma conta em qualquer corretora de valores. A compra e a venda dessas partes das empresas pode ser feita apenas através da intermediação dessas instituições.
Como estamos falando de pessoas que estão começando e que não possuem uma grande quantidade de dinheiro para começar a investir, é fundamental fazer uma busca nas melhores soluções disponíveis no mercado, especialmente aquelas que tiverem os menores custos.
Além disso, também é importante que seja uma corretora confiável e que tenha uma boa reputação no mercado financeiro, uma vez que essa empresa será a intermediadora de todos os passos na compra e na venda de ações. Por último, também é muito importante buscar informações sobre os sistemas que elas disponibilizam para que as operações sejam feitas.
Tenha uma reserva de emergência
É muito importante que o dinheiro que será investido na bolsa não seja o único valor disponível que a pessoa possui naquele momento. Por isso, a bolsa normalmente acaba sendo indicada para pessoas que já tenham alguma experiência, não com o mercado de uma forma geral, mas principalmente com planejamento financeiro e com outros tipos de investimentos.
O ideal é que as pessoas comecem a guardar valores que sejam investidos em opções mais seguras, de Renda Fixa, até construir um valor de reserva significativo. Esse dinheiro deverá ser utilizado justamente caso os investimentos feitos no mercado tragam um retorno negativo.
O ideal é que essa reserva financeira tenha uma quantidade de dinheiro equivalente de 6 a 12 meses dos seus gastos mensais, e fique sempre aplicado em um investimento seguro, mas que ofereça um retorno que fique, pelo menos, acima da inflação.
Defina o seu perfil de investidor
Muitas pessoas acreditam que, pelo fato de escolherem o mercado de ações, automaticamente elas possuem um perfil arrojado de investidor. De fato, esse é um mercado que pode acabar trazendo chances de grandes ganhos, mas também pode levar a grandes perdas.
Mesmo assim, é possível investir em ações e manter um perfil conservador. Nesse caso, a prioridade será justamente a compra de papéis de companhias que são mais estáveis e que já estão há muitos anos no mercado. A estratégia que será traçada na compra das ações e de outros ativos da bolsa vai passar justamente pela definição desse perfil.
Tenha objetivos financeiros
Além de tudo, é muito importante ter objetivos financeiros bem claros ao entrar na bolsa de valores. Pessoas que não tenham isso muito bem definido no seu planejamento correm o risco de, simplesmente, arriscar todo o seu dinheiro em opções que podem levar a grandes perdas, sem tomar os devidos cuidados.
Um dos principais aspectos de qualquer planejamento financeiro focado no mercado de bolsa de valores é definir valores máximos tanto de perdas quanto de ganhos. Dessa forma, o investidor acaba tendo uma margem de segurança, que vai ajudar tanto na hora de parar para evitar mais prejuízos quanto também na hora de arriscar todo o dinheiro que foi ganho até aquele momento.
Estude o mercado
Não é necessário se tornar, de uma hora para a outra, um grande especialista no mercado financeiro e nos investimentos de uma forma geral, mas é muito importante começar pelo básico antes de comprar a primeira ação. Entender como funciona esse sistema, aprender a identificar movimentos básicos de quedas ou de valorização e também aprender a operar os sistemas é muito importante.
Configure as recomendações com base no valor disponível
Boa parte das corretoras possuem sistemas de recomendações das ações que podem ser adquiridas naquele momento. Eles acabam sendo muito interessantes, especialmente para quem está começando e se sentindo um pouco perdido. Mas é importante aprender como utilizar essa ferramenta da forma correta.
Uma dica é configurar essas recomendações para que elas mostrem as ações disponíveis para compra com base no valor disponível. Dessa forma, as pessoas garantem que vão conseguir comprar papéis com valores mais acessíveis.