Como escolher uma boa corretora de investimento? Confira dicas
Empresa vai permitir que as pessoas tenham acesso aos mais variados tipos de investimentos disponíveis no mercado.
Fazer um investimento acabou se tornando uma operação muito mais barata e acessível para as pessoas de uma forma geral. Hoje em dia é possível adquirir títulos e colocar o dinheiro em diferentes opções do mercado apenas utilizando um computador ou smartphone. E muitos bancos acabaram facilitando ainda mais, criando aplicativos que integram a conta com as plataformas de investimento.

Mas as corretoras de valores e de investimentos, que antes eram basicamente as detentoras de todas as operações de investimentos, seguem tendo um papel muito importante no mercado financeiro. Aquelas pessoas que desejam ter acesso a determinadas opções de investimento, ou ainda precisam de uma assessoria para conseguir escolher as melhores opções de acordo com o seu objetivo, ainda encontram nas corretoras o melhor serviço.
Para aquelas pessoas que já identificaram essa necessidade, confira algumas dicas interessantes que poderão ajudar a escolher a melhor corretora:
O que é uma corretora de valores?
Assim como os bancos, uma corretora de valores também é uma empresa que está devidamente inserida no Sistema Financeiro Nacional. Ela tem como principal objetivo prestar um serviço de intermediação na compra e na venda de valores mobiliários, como são chamados títulos, ações, cotas de investimento, dentre outras.
A partir de uma corretora os investidores podem ter acesso às mais variadas opções disponíveis no mercado, ampliando muito as possibilidades quando comparada com uma plataforma de banco, por exemplo, que normalmente oferece apenas suas próprias opções de investimentos.
Para que uma corretora seja devidamente autorizada a operar no sistema financeiro brasileiro, ela precisa ter autorização do Banco Central do Brasil e também da Comissão de Valores Imobiliários.
O que faz uma corretora de valores?
A partir do momento que uma pessoa abre uma conta em uma corretora de valores, ela passa a ter acesso a uma série de serviços relacionados às operações financeiras que envolvem investimentos. Apesar de haver, cada vez mais, uma integração dos serviços financeiros, uma corretora de valores que opera apenas com essa finalidade não oferece outras opções de crédito aos clientes, como empréstimos e afins.
Dentre os serviços mais comuns encontrados em uma corretora de valores estão os seguintes:
- Intermediação: a corretora acaba sendo responsável basicamente por transformar o dinheiro do seu cliente e correntista em opções específicas de investimentos. Com isso, ela acaba fazendo as ordens de compra e venda que são dadas especificamente pelos investidores.
- Custódia: esses serviços estão diretamente relacionados com a responsabilidade legal que uma determinada empresa assume em manter os ativos financeiros dos clientes e investidores de uma forma geral. Elas precisam oferecer sistemas de confiança justamente para que as transações possam ser feitas.
- Assessoria: outro diferencial de qualquer boa corretora é conseguir oferecer aos seus clientes uma assessoria completa, atendendo especificamente às demandas de cada pessoa. Essa assessoria deve levar em consideração justamente o perfil de cada investidor, bem como os seus objetivos.
- Acesso a informações: As corretoras também devem disponibilizar aos seus clientes e correntistas informações que sejam consideradas como relevantes sobre o mercado financeiro como um todo.
Principais dicas para escolher uma boa corretora de valores
Hoje em dia existem diversas opções de corretoras no mercado e isso pode acabar causando uma certa dúvida nos clientes, especialmente em quem está interessado em começar a fazer essas operações de investimento sem experiência prévia.
Para ajudar, confira alguns critérios interessantes que podem ser levados em consideração na hora da pesquisa de mercado:
Verifique a reputação e a solidez da empresa
Assim como qualquer empresa que atue no setor financeiro de uma forma geral, entender qual é o seu papel no mercado e como ela está se comportando acaba sendo muito importante. Por isso, é fundamental pesquisar, de uma forma um pouco mais detalhada, a reputação e a solidez da corretora que pode ser contratada.
Além de pesquisar informações sobre ela no mercado, é fundamental que ela seja devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários a operar.
Compare os custos cobrados nas operações
As corretoras podem cobrar diferentes taxas nas mais variadas operações e nos mais variados serviços que são oferecidos, incluindo taxa de corretagem, taxa de custódia e outras tarifas. Apesar de existir uma média de mercado, essas taxas podem variar bastante de empresa para empresa. Portanto, é muito importante pesquisar antes de abrir a conta.
Pesquise sobre os serviços oferecidos
É muito importante também que os clientes verifiquem, antes de abrir sua conta, quais são os serviços efetivos oferecidos pela empresa. Em determinados casos, pode ser que o cliente esteja procurando a possibilidade de fazer um investimento específico, mas nem sempre ele está disponível em todas as corretoras.
Compare as formas de atendimento e sistemas disponíveis
Por último, hoje em dia é fundamental que os investidores tenham a conveniência para conseguir movimentar seus ativos de uma forma simples e rápida. Por isso, vale a pena conferir se a corretora oferece bons home brokers e também aplicativos para movimentação.
Além disso, o atendimento ao cliente é muito importante, especialmente caso seja necessária a assessoria. Verificar sempre quais são os canais disponíveis para esse tipo de procedimento é fundamental.