Como ganhar dinheiro com investimentos de curto prazo?
Confira dicas para conseguir ampliar as possibilidades de ganhos mesmo com ativos que entregam valor em tempo mais reduzido.
Para os investidores ocasionais, que não estão preocupados em ganhar dinheiro de fato e que acabam focando suas operações muito mais em proteger os valores e obter alguma rentabilidade que permita com que eles consigam alcançar determinado objetivo, os melhores retornos normalmente são obtidos nos investimentos de médio e de longo prazo.

Afinal de contas, quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado no mercado, mais tempo ele fica rendendo juros, que serão pagos ao investidor depois de um determinado período de tempo. O valor que segue em um determinado ativo vai ganhando rendimentos e, em muitos casos, o crescimento vai justamente aumentando na medida em que a rentabilidade vai sendo reaplicada.
Mas os investimentos de curto prazo também podem acabar oferecendo algumas oportunidades interessantes de retorno financeiro. Mas eles exigem que as pessoas adotem outro comportamento e estratégias diferenciadas para conseguir aproveitar as oportunidades que o mercado oferece.
O que pode ser considerado como investimento a curto prazo?
Basicamente, um investimento pode ser considerado como de curto prazo a partir do momento em que as operações financeiras duram entre 1 a 90 dias. Existem duas características que normalmente são encontradas em todos os tipos de investimentos que possuem essas características: possibilidade de alta rentabilidade e liquidez. Mas eles também são menos seguros que as outras operações.
Ao contrário do que muitos pensam quando começam a estudar o mercado financeiro ou estudam apenas de forma superficial, existem opções de investimento de curto prazo em basicamente todos os setores e segmentos de ativos. Investimentos em renda fixa, por exemplo, podem ser encontrados de médio e longo prazo, mas também contam com opções de curto prazo.
Quando os investimentos de curto prazo são feitos em operações de ativos que envolvem as movimentações que acontecem na bolsa de valores, eles são chamados de operações de trading, que acaba sendo basicamente o que os traders fazem.
Principais vantagens do investimento a curto prazo
Velocidade no retorno – Para os investidores que desejam obter retorno das suas operações, tanto positivos quanto negativos, de uma forma mais rápida, essas operações de curto prazo acabam sendo as mais recomendadas, até mesmo para que seja possível certificar-se de que as estratégias escolhidas estão corretas;
Maior chance de rentabilidade – Ao conseguir fazer os movimentos certos e ficar atento ao que acontece no mercado nesse curto espaço de tempo, os investidores que optam por esses investimentos de curto prazo acabam tendo uma oportunidade de ganhar muito mais dinheiro do que em outras operações;
Ganho na queda – Normalmente, os investidores que colocam o seu dinheiro em operações na bolsa acabam tendo muito medo das quedas que esse mercado acaba tendo no dia a dia, uma vez que esse mercado oscila muito. Mas, ao optar pelas movimentações de curto prazo, os investidores podem até mesmo conseguir ganhar dinheiro na queda do pregão.
Principais desvantagens do investimento de curto prazo
Maior risco – A principal desvantagem dessas operações acaba sendo justamente o aumento nos riscos, especialmente quando as movimentações são feitas com ativos de renda variável. Como o mercado oscila muito, em alguns casos, movimentações erradas podem fazer com que as pessoas percam dinheiro;
Necessidade de acompanhamento – As operações de curto prazo exigem que as pessoas realizem um acompanhamento de perto. Afinal de contas, é necessário justamente acompanhar tudo o que acontece em tempo real para conseguir fazer as compras e as vendas e aproveitar essas oscilações sempre a favor do investidor.
Dicas para conseguir ganhar dinheiro com investimentos a curto prazo
Conheça e estude o mercado
Antes de mais nada, esse é um tipo de atividade dentro do mercado financeiro que exige um pouco mais de dedicação e de conhecimento por parte do investidor. Não é simplesmente colocar o dinheiro em um fundo recomendado pelo banco ou então comprar as ações daquela empresa que está chamando mais a atenção do mercado.
É fundamental entender como os movimentos acontecem e estudar sobre as características dos ativos, justamente para tentar antecipar e se preparar para os movimentos que acontecem no dia a dia.
Invista em uma boa plataforma
Boa parte das operações de curto prazo focadas em conseguir ganhar mais dinheiro em curto prazo acontecem na bolsa de valores. Portanto, o trading é o tipo de investimento mais popular nessa estratégia. Para conseguir realizar as operações, será necessário utilizar uma plataforma de investimentos. É importante que seja um bom sistema que permita a compra e venda de ativos de uma forma simples e rápida.
Defina parâmetros de stop loss e stop gain
Basicamente, são dois termos utilizados para definir o quanto o investidor pode ganhar ou perder em um determinado ativo antes de vender o mesmo. Ao definir um limite de perda, os investidores não correm o risco de comprometer todo o seu patrimônio. Mas, ao definir um limite de ganho, eles também conseguem reduzir as chances de perder a rentabilidade conquistada.