Como investir em Tesouro Direto Selic? Confira dicas
Saiba como adquirir esses títulos públicos para começar a investir com a segurança que o governo oferece.
O Tesouro Direto acabou se transformando em um dos programas mais interessantes para quem deseja investir seu dinheiro, garantindo uma rentabilidade muito interessante, ao mesmo tempo em que consegue também oferecer segurança para quem aplica seus recursos, com garantia do Tesouro Nacional.

Existem algumas opções interessantes de investimentos que podem ser encontradas nessa mesma plataforma, e o Tesouro Direto Selic pode ser considerado uma das opções mais interessantes, e também uma das mais recomendadas pelos especialistas em finanças.
Saiba mais sobre como funciona o Tesouro Direto Selic e confira também como investir especificamente nessa opção atrelada à Selic.
O que é o Tesouro Direto Selic?
O programa Tesouro Direto é uma oportunidade de investimentos na qual as pessoas físicas “emprestam” dinheiro para o governo. Dessa forma, a estrutura federal pode utilizar esses recursos para financiar seus mais variados projetos e garantir que os investimentos sejam devidamente feitos em diversas áreas com retorno social.
Na prática, os investidores acabam adquirindo papéis que são emitidos pelo governo, com a promessa de receber um determinado retorno em termos de rentabilidade. Além disso, esses títulos também acabam tendo um determinado prazo de resgate, quando ele, de fato, poderá novamente ser convertido em dinheiro.
No caso específico do Tesouro Direto Selic, que é uma das opções que podem ser encontradas na plataforma, os papéis acabam tendo sua rentabilidade diretamente vinculada à taxa Selic.
O que é a Taxa Selic?
A taxa Selic é considerada a taxa básica dos juros da economia brasileira, sendo adotada como referência para a definição dos juros de uma série de outras operações financeiras do dia a dia, incluindo as que são aplicadas pelos bancos no momento em que eles concedem um determinado empréstimo para pessoas físicas ou jurídicas, ou ainda o retorno que um determinado investidor recebe por suas operações.
A Selic tem esse nome por conta do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, um sistema administrado pelo Banco Central em que são negociados títulos públicos federais. A taxa média registrada nas operações feitas diariamente nesse sistema equivale à taxa Selic.
Atualmente, a taxa Selic acaba sendo considerada a principal ferramenta criada pelo governo com o objetivo de controlar a inflação do país. Basicamente, quando a Selic está mais elevada, significa que o crédito vai ficar mais caro no Brasil, o que reduz o consumo e, normalmente, força os preços para baixo.
Principais características do Tesouro Direto Selic
Esse tipo de investimento acaba tendo algumas características muito importantes e que devem ser levadas em consideração pelo investidor, até mesmo para que esses papéis estejam devidamente inseridos em sua estratégia.
Antes de mais nada, esse é um investimento considerado de baixo risco para os investidores, uma vez que o governo brasileiro é considerado um ente com capacidade de pagar suas contas e com compromisso com essas operações.
Além disso, esse tipo de investimento é considerado muito interessante para quem busca uma boa oportunidade de rentabilidade nesse nível de segurança. No mundo dos investimentos, quanto maior a possibilidade de retorno, maiores os riscos envolvidos. Mas, nesse caso, os investidores colocam seu dinheiro em uma opção considerada segura, ao mesmo tempo em que garante um retorno acima da inflação.
Outra característica do Tesouro Direto Selic é a garantia de que o Tesouro Nacional recompre qualquer título público que for vendido através da plataforma do Tesouro Direto. Isso acaba também garantindo que as pessoas terão seu dinheiro de volta com os devidos retornos.
Como investir no Tesouro Direto Selic?
Essa acaba sendo uma outra característica muito importante dos títulos que são emitidos na plataforma do Tesouro Direto: a operação é muito simples de ser feita e os investidores conseguem controlar boa parte desses movimentos de compra e venda diretamente, seja através do site ou do aplicativo.
Mas para investir em Tesouro Direto ainda é necessário que as pessoas físicas tenham uma intermediadora, que basicamente é uma corretora que vai ser utilizada para que essas compras e essas vendas sejam feitas. Existem diversas opções disponíveis no mercado, até mesmo alguns bancos digitais que também permitem essa corretagem.
Dicas para potencializar os investimentos no Tesouro Direto Selic
- Tenha uma estratégia: Antes de mais nada, é importante definir uma estratégia geral para os investimentos, de acordo com o perfil e com os principais objetivos do investidor.
- Entenda como funcionam os investimentos de renda fixa: Saiba como a rentabilidade desses ativos é definida.
- Verifique os prazos: Esse tipo de investimento acaba garantindo a rentabilidade prometida apenas quando o investidor aguarda até o prazo de resgate.
- Seja realista: Apesar do retorno ser mais interessante do que outros investimentos do mesmo segmento, a rentabilidade não vai deixar a pessoa rica de uma hora para a outra.