Conheça a B3, a nova bolsa de valores do Brasil

Fusão entre a BM&FBovespa e Cetip cria a B3, considerada a 5ª maior bolsa de valores do mundo.

Publicado em 12/04/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A grande união empresarial foi aprovada há alguns dias através do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o CADE. Por enquanto não haverá mudanças em dinâmicas de procedimentos de operação de produtos, e nem mesmo impacto nos investidores.

Os nomes de alguns produtos também não deverá mudar pois já estão consolidados no mercado, e quem acessa os serviços da companhia no site poderá continuar utilizar o mesmo endereço que irá remeter os interessados para novas configurações.

Conheça a B3, a nova bolsa do Brasil

Anúncios

A B3 surgiu a partir da união realizada entre diversas bolsas de valores, se tornando assim uma das maiores empresas provedoras de infraestrutura para o mercado financeiro do mundo em valores de mercado, oferecendo assim uma série de serviços de negociações, pós negociações, registros de operações de balcão além mesmo de veículos e imóveis.

Conheça a B3, a nova bolsa de valores do Brasil

Com relação ao histórico da B3 foi devidamente criada em março de 2017 a partir de uma combinação de diversas atividades da BM&FBOVESPA, bem como as bolsas de valores, mercadorias e ainda os futuros, junto da CETIP, que é uma empresa que presta serviços financeiros nos mercados de balcão organizados.

Este tipo de combinação acabou por consolidar a atuação da companhia como uma provedora de infraestrutura para o mercado de finanças, permitindo, desta forma, a ampliação de leques de serviços e produtos que são oferecidos para os clientes.

Quais mercados de produtos serão oferecidos pela B3?

Anúncios

Com relação aos mercados de produtos listados em bolsa, a B3 deverá desenvolver, implementar e prover sistemas e serviços de negociação e pós negociação as ações, derivativos de ações, financeiros e principalmente de mercadorias, bem como títulos de rendas fixas, títulos públicos federais, moedas à vista, entre outros.

Devem ainda ser oferecidos um sistema de listagem e de depositária central para ativos negociados nos seus ambientes, além de oferecer os serviços de licenciamento dos softwares e índices. A partir disto, a sua atuação nesses mercados requer os investimentos constantes em estrutura de tecnologia, controles e gerenciamento dos riscos de operações, o que assegura o funcionamento de mercados de forma eficiente e principalmente segura.

No caso dos produtos não listados anteriormente que são negociados através de operações de cunho bilateral em mercados de balcão, como por exemplo os instrumentos de finanças emitidos por bancos e os derivativos customizados. A partir disto, a B3 oferece uma infraestrutura completa para registros de operações por participantes do mercado.

Outros produtos oferecidos pela B3

Serão oferecidos também outros produtos que geralmente participavam de outras situações de valores, entre eles a unidade de financiamento de veículos e imóveis, em uma Companhia que oferece produtos e serviços que aceleram o processo de análise na aprovação dos créditos em território nacional, tornando desta forma o aceso ao financiamento algo fácil, ágil e principalmente seguro.

A B3, além de conceder toda a sua excelência operacional, de tecnologia e gestão de risco, exerce um papel fundamental para fomentar os mercados de atuação em via de inovações e desenvolvimento de produtos, além de uma série de programas de educação concedida para a população.

A nova bolsa ocorre em sistema de capital aberto, as ações são negociadas a partir do Novo Mercado, um segmento onde as empresas acabam assumindo os compromissos de melhores práticas de governança e negócios, integrando alguns índices da Ibovespa como por exemplo a IBrX-50, IBrX e Itag, entre outras situações.

Sua sede fica em São Paulo, mas a B3 conta também com unidades no Rio de Janeiro e Alphaville, bem como escritórios de representação em diversos países do mundo, como por exemplo os Estados Unidos, China, entre outros.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.