Conheça alguns termos dos fundos de investimentos mais utilizados
Saiba o que significam os termos mais utilizados quando o assunto é investir
Os fundos de investimento nada mais são do que mecanismos que podem reunir o dinheiro de várias pessoas, para contratar um gestor para cuidar do dinheiro que for investido. O objetivo final destes cotistas é ter ganhos a partir da aplicação executada no mercado financeiro.
Os valores funcionam como o dinheiro de um condomínio, onde todos mensalmente pagam, e serve para utilizar em diversas demandas do dia a dia no mercado financeiro.
Entenda um pouco mais sobre os termos dos fundos de investimentos.
Aplicações mínimas
Estas surgem como um valor mínimo para o primeiro investimento no fundo escolhido. De forma geral, os valores mínimos exigidos para as primeiras aplicações realizadas no fundo são maiores do que os valores mínimos para aplicações seguintes.
Os aportes
Sempre que o cotista investir nos recursos do fundo. Este deverá enviar o dinheiro e o fundo emite em troca as cotas em nome do cotista.
O Benchark
Este é um indicador que funciona de maneira alternativa, como um parâmetro para as performances mínimas dos fundos. Alguns dos fundos por sua vez, possuem uma propensão a acompanhar o CDI, outros por sua vez a Ibovespa, entre uma série de outras coisas.
Os come-cotas
Este serve como um sistema de tributação que é aplicado a algum tipo de fundo de investimento diversificado. Este servirá como um recolhimento semestral do Imposto de Renda, que incide sobre os rendimentos obtidos em aplicações de fundos de investimento com classificação tributária a Longo e Curto Prazo.
Os come cotas ocorrem quando os governos recolhem de forma antecipada uma parte do imposto de renda dos seus ganhos.
O come cotas acontece sempre a cada seis meses, no último dia útil dos meses de maio a novembro de cada ano. Para fundos de investimento de longo prazo, o come cotas é de 15% e para os de curto prazo, a alíquota é de 20%.