Conheça as 5 principais bolsa de valores pelo mundo

A partir de agora, você irá conhecer algumas das principais bolsas de valores no mundo.

Publicado em 15/03/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Saiba que as bolsas do mundo podem influenciar uma a outra, já que estas reagem conforme a conjuntura de economia global, e não apenas com os acontecimentos locais. Por este motivo, mesmo para os que tiverem o objetivo de manter seus investimentos devidamente concentrados na bolsa nacional, é fundamental manter um olhar e analisar as bolsas internacionalmente.

O conhecimento dos mercados do exterior e se manter sempre devidamente informado é algo fundamental para ter investimentos bem sucedidos. Na maioria das vezes, alguns acontecimentos desencadeiam reações previsíveis no Brasil, tanto para a queda como para a alta de bolsas de valores. Entender todo este processo é algo que poderá fazer toda a diferença, e pode ajudar os investidores a se proteger quando necessário, além de identificar a hora de realizar seus lucros.

Conheça as 5 principais bolsa de valores pelo mundo

NYSE

Anúncios

Esta é a primeira, e talvez a mais importante bolsa de valores do mundo, a New York Stock Exchange, a Bolsa de Valores de Nova York. Com isto, a NYSE acabou sendo criada no ano de 1792 e está localizada na Wall Street, o famoso centro financeiro.

A partir do ano de 2006 esta bolsa acabou se unindo a Euronext e atualmente é devidamente administrada pela NYSE Euronext. Este tipo de fusão acabou resultando no primeiro mercado de capitais, o que mantém um valor agregado superior a 13 trilhões de dólares.

NASDAQ

Anúncios

Conhecida como National Association of Securities Dealers Automated Quotations é considerada um mercado de ações com o segundo maior valor do mundo, algo equivalente a 4,3 trilhões de dólares. Assim como acontece com a NYSE, que ocupa o primeiro lugar, esta está localizada em Nova York. A maior parte de suas empresas listadas são tanto de pequena como de média capitalização, o que contabiliza mais de 2800 ações disponíveis, em especial nos setores voltados para a tecnologia.

Tóquio

Esta bolsa é conhecida no mercado internacional como TSE, e está devidamente localizada no Japão. Com relação a valores agregados, esta é a terceira maior bolsa de valores do mundo, o que totaliza em torno de US$ 3,3 trilhões de dólares em suas mais de 2400 empresas listadas. Toda a sua dinâmica com as outras bolsas mundiais ocorre sequencial, devido ao seu fuso horário ela é a primeira a abrir, podendo então iniciar reações de âmbito global posteriormente.

Bolsa de Londres

Conhecida como LSE, a bolsa de Londres, ou London Stock Exchange é a mais importante bolsa de valores do Reino Unido, e uma das mais antigas do mundo. Fica localizada em Londres, e foi fundada no ano de 1801 e até o ano de 1914 era considerada como a maior do planeta.

Apesar desta data de início formal, todas as atividades de mercantilização de ações em Londres tiveram seu início já no século 17. Seus títulos eram negociados em uma cafeteria, onde o corretor de negócios John Castaing publicava a listagem completa de preços dos produtos. Atualmente a bolsa de Londres atinge um equivalente em valor agregado de mais de US$ 3 trilhões.

Paris

A bolsa de valores de Paris, na verdade é um grande grupo que reúne todas as bolsas de Paris, Amsterdam, Bruxelas e Lisboa. Todo o seu valor agregado acaba por atingir um equivalente de 2,9 trilhões de dólares, sendo assim considerada como um mercado de extrema importância para a conjuntura econômica da europa.

Aqui no Brasil, temos como representação a BM&F Bovespa apresenta, mesmo com a crise, sinais diversos de recuperação, a grande prova disto é justamente o mercado de ações, pois a Bolsa de Valores é o investimento mais rentável do primeiro semestre de 2016.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.